Extrato de cogumelos para clareamento dental

Licenciamento não exclusivo de patente BR 10 2020 022728 9

A tecnologia licenciada possibilita o desenvolvimento de um clareador natural para tratamentos odontológicos a partir do cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus). O extrato obtido do chapéu ou do talo do cogumelo (preto e branco) é transformado em uma composição para remover manchas dos dentes. A forma natural de clareamento tem potencial de reduzir reações adversas, como irritação na gengiva, na mucosa oral ou a sensibilidade temporária dos dentes, quando comparada com as tecnologias existentes no mercado. A invenção não exige o uso de substâncias isoladas, que encarecem o processo, e é ambientalmente amigável, pois requer apenas o cogumelo com um mínimo de tratamento. Além disso, o clareador pode ser produzido em formas farmacêuticas diversas, com versões semissólidas e líquidas.

Inventores: Gislaine Ricci Leonardi, Juliano Lemos Bicas, Débora Alves Nunes Leite Lima, Rodrigo Ramos Catharino, Maria Cibelle Pauli

Unidades: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Empresa licenciada: Startup Webee

 

Saiba mais:

Cogumelo é usado para desenvolver clareadores dentais naturais

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.