Diário Campineiro | Unicamp fecha 2021 com recorde em convênios de pesquisas

Foto de pesquisador branco de cabelo preto curto mexendo em um equipamento. Ele usa máscara facial e um jaleco branco com logotipo da Unicamp. Fim da descrição.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou 86 novos convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o setor empresarial em 2021, que representaram mais de R$ 72 milhões em recursos voltados à pesquisa. As parcerias estimulam a inovação em processos, produtos e serviços nas mais variadas áreas e aceleram a transferência de tecnologias e conhecimentos desenvolvidos na Universidade para o mercado.

É um número recorde de projetos em colaboração com empresas assinados em um único ano pela Unicamp desde que o indicador passou a ser acompanhado pela Agência de Inovação Inova Unicamp (Órgão da Universidade responsável pela interação com as empresas), em 2016.

A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, diz que o resultado demonstra a retomada de investimentos do setor empresarial em pesquisas colaborativas com a Universidade, mesmo que o valor total ainda seja inferior ao atingido em anos anteriores à pandemia.

“Depois de uma queda em 2020, o valor total dos convênios demonstrou clara recuperação. Ainda não voltamos aos patamares de 2018 e 2019, quando a Universidade obtivemos mais de R$ 130 milhões em pesquisas juto ao setor empresarial por ano, mas os mais de R$ 72 milhões assinados em 2021 representaram um aumento de 65% com relação ao que foi fechado em 2020”, comemora ela.

ACESSE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI.
LEIA O RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DA INOVA UNICAMP 2021 AQUI.