11 de fevereiro de 2022 TV RECORD | Substância misturada com tinta promete destruir o vírus da covid-19 nos ambientes
O desenvolvimento de um aditivo para tinta anti-Covid-19 foi divulgado no programa nacional Fala Brasil e no jornal local SP Record, ambos exibidos pela TV Thathi, afiliada da TV Record em Campinas.
As reportagens destacaram que a solução à base de cobre foi desenvolvida para ser misturada em tinta de parede e, por enquanto, tem tempo máximo de 24 horas de proteção. Mas, o objetivo é prolongar o efeito por meses. Mesmo que o ambiente receba o composto, outras medidas sanitárias não devem ser descartadas, como uso de máscara e a lavagem das mãos.
Os pesquisadores Éder Lopes e Laís Gabriel foram entrevistados para as reportagens e comentaram sobre as motivações que levaram ao desenvolvimento da solução e os benefícios da tecnologia. O aditivo metálico apresenta partículas dez vezes menores que as de um grão de areia. Além do formato, a natureza e o tamanho do cobre são controlados para alcançar o efeito antiviral.
O processo de produção do pó de cobre tem rotas simples que não alteram processos já conduzidos pela indústria. O invento aguarda o interesse de empresas para ser licenciado e chegar ao mercado.
Assista à reportagem sobre a tinta anti-Covid-19 divulgada no programa Fala Brasil aqui.
Assista à reportagem completa sobre a tinta anti-Covid-19 veiculada no jornal SP Record:
SAIBA MAIS
- Aditivo para tinta que inativa o coronavírus
- Portfólio de Tecnologias da Unicamp
- Conexão Pesquisa e Mercado
- Solicitar prospecção ou licenciamento
- Assessoria de Imprensa