Plástico flexível, comestível e biodegradável

Mulher idosa com óculos e jaleco está em foco, segurando com as duas mãos um plástico em formato vertical e com um líquido transparente. Atrás dela está um armário com tudos de ensaio.

Licenciamento não exclusivo de patente PI 0901408-0 A2

A tecnologia se refere a um plástico biodegradável e comestível, desenvolvido a partir de um processo de extrusão, seguido de sopro. Majoritariamente produzido a base de amido, o bioplástico – que foi produzido em forma de filme flexível – pode ser aplicado em diversos campos da indústria, seja para descartáveis, produtos cosméticos e até alimentos. A tecnologia não é tóxica e se configura como uma alternativa para plásticos poluentes ao meio ambiente.

Inventores: Dra. Farayde Matta Fakhouri, Profa. Lucia Helena Inoocentini Mei, Profa. Fernanda Paula Collares Queiroz

Unidade: Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)

Empresa: Attomo Polímeros Indústria e Comércio EIRELI

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.