Conferência Anprotec 2020 debate os desafios e oportunidades para os ambientes de inovação no futuro pós-pandemia

Considerado o maior evento dedicado a parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras do  país, em sua 30ª edição, a Conferência tem como tema “Ambientes de Inovação 4.0 – Desafios e  Oportunidades na Nova Dinâmica Global”, centrando suas discussões no papel dos ambientes no  cenário pós-covid 19. 

Programada para os dias 23 a 25 de novembro, pela primeira vez em 30 edições, a Conferência  Anprotec acontecerá de forma 100% online. Embora seja uma novidade para a Associação, os  encontros virtuais fazem parte do novo normal de 2020. A pandemia trouxe mudanças profundas  na sociedade, alterando drasticamente a forma como as pessoas trabalham, estudam, interagem,  consomem e ocupam espaços. Nesse contexto, os ambientes de inovação – parques tecnológi 

cos, incubadoras, aceleradoras e hubs de inovação – têm sido obrigados a avaliar seu modelo de  negócios, seus espaços e sua entrega de valor para as startups e empresas nascentes. Contribuir  com essas reflexões é o objetivo da Conferência Anprotec 2020, realizada pela Anprotec e o Se brae. 

Já há alguns anos, termos como internet das coisas, big data, inteligência artificial, computação em nuvem e transformação digital fazem parte dos ciclos de discussão sobre competitividade e inovação. No entanto, a aplicação destas tecnologias nunca ocorreu de forma tão acelerada como em 2020. Vivemos um apocalipse digital. Foram 25 anos em algumas semanas. As pessoas passaram a usar numa escala impensada as tecnologias e serviços que já estavam aí. A rede brasileira de internet teve um aumento de 30% no tráfego a partir de 15 de março”, afirmou Sílvio Meira, presidente do Conselho de Administração do Porto Digital e membro do Conselho Consultivo da Anprotec, durante a série de eventos online AnproTalks, criada pela Anprotec. 

Os três dias de evento  

O primeiro dia da Conferência Anprotec, 23 será dedicado ao workshop “Qualificação e Reinvenção dos Ambientes de Inovação”, que terá como foco oferecer aos participantes uma abordagem prática, que auxiliará os ambientes de inovação a repensarem seus modelos de atuação e a forma como entregam valor para as empresas  que abrigam, para que consigam atrair projetos e recursos humanos de alto potencial, diante dos atuais desafios impostos pelas novas condições e tecnologias. As atividades terão como objetivo auxiliar o participante a compreender as dinâmicas e ações que geram competitividade aos novos negócios,  aprofundando práticas inovadoras na relação com o mercado e o cliente, na lógica financeira, em  suas demandas por tecnologias e por diferenciação, bem como explorar novas práticas, como  corporate venture, internacionalização e negócios de impacto social e ambiental.  

Os dois próximos dias serão dedicados à discussão do tema central Ambientes de Inovação 4.0: Desafios e Oportunidades na Nova Dinâmica Global”, com a participação de mais de 60 palestrantes – brasileiros e internacionais – representantes de ambientes de inovação, governo, órgãos de  fomento, grandes corporações, startups e investidores, discutindo os cinco subtemas que serão pilares do evento: 

Capital Humano: O papel e os desafios dos ambientes de  inovação 4.0; 

Inovação Aberta: Ecossistema de inovação como instrumentos de transformação das indústrias tradicionais; 

Financiamento: Novos modelos de sustentabilidade para os  ambientes de inovação; 

Cidades: Ecossistemas de inovação como alavancas para o  desenvolvimento humano sustentável; 

Tecnologia: O papel dos ambientes de inovação para a geração de soluções na nova dinâmica global. 

O encontro virtual abrigará ainda O Fórum Sebrae de Inovação, a Assembleia IASP Latam e a apresentação de trabalhos técnicos dos associados Anprotec.  

“A qualificação dos gestores, líderes atuais e futuros de parques tecnológicos, aceleradoras, incubadoras, hubs de inovação e gestores públicos que implementam políticas de inovação é essencial, em especial em face da nova dinâmica imposta pela pandemia e o que virá no pós-pandemia. A reinvenção é o grande desafio dos ambientes de inovação.  Durante a Conferência Anprotec 2020, nós queremos contri buir de forma decisiva para o sucesso diante deste desafio”,  explica Carlos Eduardo Aranha, diretor da Anprotec.  

Serviço  

Carlos Eduardo Aranha, Diretor da  Anprotec. 

30ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação – Ambientes de  Inovação 4.0 – Desafios e Oportunidades na Nova Dinâmica Global” 

Data: 23 a 25 de novembro de 2020 

Local: conferenciaanprotec.com.br 

Contato:  

Zacarias Rolim – comunicação@anprotec.org.br | (61) 3202.1555 

L/A COM | 11.2120.4055  

Luciano Valente – luciano@lacom.ag 

Lucas Borges – lucas@lacom.ag 

Leila Lima – leila@lacom.ag 

Associação Nacional de En0dades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec 

 Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC | Granja do Torto, Lote 04. EdiAcio de Governança. Bloco B, 2º andar |   Brasília – DF | CEP: 70.635-815 – www.anprotec.org.br 

Sobre a Anprotec 

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovado res (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnoló gicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreen dedorismo e a inovação. Líder do movimento no Brasil, atua por meio da promoção de atividades  

de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. 

Sobre o Sebrae 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma agência de fomento  e assistência técnica aos pequenos negócios, que correspondem a 99% das empresas brasileiras,  ou 9,1 milhões de micro e pequenos empreendimentos, sendo que mais de 4,2 milhões são mi croempreendedores individuais (MEI). O Sebrae também atende a mais de 153 mil agricultores  familiares. 

 

Acesse: https://anprotec.org.br/conferencia2020/

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.
Tags: