24 de maio de 2019 Parceria entre Unicamp e empresas italianas foi pauta na AISE (Agenzia Internazionale Stampa Estero)
Postado às 00:00h
em Na mídia
Texto original em italiano na AISE.
Tradução para o português de Juliana Tiburcio
Nessa última terça-feira, 21 de maio, foi realizado o evento de apresentação das empresas italianas que têm parceria com a Inova, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas, centro de excelência e “joia da coroa” da Unicamp.
O evento foi organizado e promovido pelo Consulado Geral da Itália com o objetivo de facilitar a aproximação entre o mundo acadêmico brasileiro e as empresas italianas, uma presença importante e consolidada na economia do Estado de São Paulo.
Na presença do cônsul geral da Itália, Filippo la Rosa, e do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, realizou-se uma importante oportunidade de debate em que as empresas italianas participaram com interesse e curiosidade. Um importante ponto de partida para a reflexão emergiu: investir na formação de jovens e caminhos acadêmicos inovadores significa formar uma classe de gestores pronta para enfrentar os desafios do futuro. E essa é precisamente uma das prioridades da Unicamp, que, como aponta o reitor Marcelo Knobel, abre novas perspectivas para formas lucrativas e significativas de colaboração.
Durante o evento, as empresas presentes tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos, ao vivo, de histórias de sucesso e precursores de possíveis formas de parcerias. Newton Cesario Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, ilustrou amplamente o projeto e o potencial do programa Inova, cuja missão é criar uma rede entre o mundo acadêmico e os negócios a fim de aumentar o impacto da academia e da atividade de pesquisa, importante para o desenvolvimento socioeconômico sustentável. O objetivo é alcançado graças a parcerias com universidades estrangeiras e empresas italianas de destaque, como a Pirelli, que instalou o laboratório de uma empresa spin-off, chamada Prometon, dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que desenvolve atividades de pesquisa conjuntamente à Universidade.
Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor-executivo de Planejamento Integrado da Unicamp (DEPI), apresentou o projeto HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), concentrado em uma estrutura que, através de parcerias e cooperação entre instituições, oferece contribuições concretas ao desenvolvimento sustentável, incluindo ações que tenham impactos sociais, econômicos e ambientais. O projeto também visa promover a Agenda 2030 das Nações Unidas com seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, que também inclui o Brasil. As empresas, particularmente, apreciaram o encontro ao ponto que os primeiros contatos entre os dois mundos começaram em projetos específicos durante o evento.