Alunos da Unicamp dividem podium em Hackathon da Kimberly-Clark

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: FIAP

Os alunos da Unicamp Alexandre Dias Barbosa, do mestrado em química, e Lissa Palumbo graduanda em Farmácia, conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, no Hackathon intitulado HaK-Cathon Kimberly-Clark, edição Huggies, e que foi realizado pela multinacional Kimberly Clark, do ramo de higiene pessoal. Na ocasião, as equipes participantes formularam propostas voltadas para embalagens, novas formas de manusear e dispensar o produto, novas formulações e também novos conceitos que gerassem inovações para a categoria de cuidados com bebês.

Segundo Barbosa, a experiência na competição o auxiliou no entendimento do quanto interdisciplinar é o processo de inovação dentro de grandes empresas e que, tendo isto em vista, foi criada a equipe K-C, do qual ele fez parte. Ele frisa que cada grupo era formado por quatro estudantes ou profissionais de diversas áreas e contou com a participação de uma mãe ou um pai de um bebê ou criança, que pudesse validar a proposta. “Participar do Hackathon Kimberly-Clark foi uma experiência muito enriquecedora, tanto pessoal quanto profissionalmente, e ter vencido em segundo lugar foi uma grande conquista para mim e para os integrantes do meu grupo. Neste evento, pudemos perceber o papel de destaque que tem a inovação para a Kimberly-Clark, o que confirma a atual tendência das empresas a buscar profissionais inovadores”, afirma Barbosa.

Ele conta que, nesta iniciativa, cada grupo foi responsável por apresentar uma proposta inovadora para um produto da marca Huggies, que abrangesse a formulação, a embalagem ou até mesmo novos conceitos de apresentação e utilidade. “Meu grupo, por exemplo, desenvolveu um novo conceito de embalagem, pensando em tornar mais agradável o momento da higienização dos bebês, para fortalecer os laços entre eles e os pais”, defende. Barbosa revela ainda que a proposta apresentada por seu grupo foi submetida aos consumidores, que aprovaram o projeto: “No último dia do evento, a Kimberly-Clark convidou mães para irem ao nosso encontro e opinar sobre nossos projetos e o feedback que recebemos delas foi muito gratificante”.

Por terem conquistado a segunda colocação, os membros da equipe foram premiados com uma visita de um dia à fábrica da companhia localizada em Camaçari, na Bahia, e ainda um dia de lazer em Salvador. As passagens, hotel e alimentação serão pagos pela companhia e o roteiro definido pela organização do evento. Além disso, a equipe ganhou crédito de quinhentos reais para realização de qualquer curso SHIFT’s na FIAP.

Barbosa diz que o ambiente empreendedor e inovador encontrado na Unicamp foi decisivo para sua atuação na equipe K-C – do qual fizeram parte ainda Álvaro Viveiros, da Engenharia de Produção na FIAP; Carlos Kazunari Takahashi, formado em Design pela universidade Mackenzie e com MBA em Marketing pela ESPM; Eron Gatelli, administrador de empresas pela Universidade Bandeirante de São Paulo e também com MBA em Marketing pela ESPM; e Aline Weber, graduada em Desenho Industrial pela FAAP e a integrante mãe da equipe.

“Na Unicamp, e em especial no Instituto de Química, temos contato já na graduação com o que há de mais atual no cenário científico, bastando apenas um estímulo criativo para que uma ideia venha a se tornar uma possível inovação. A atual tendência de interação entre as ciências básica e aplicada (antes consideradas distintas) vem se firmando cada vez no mundo acadêmico, o que explica, por exemplo, a liderança da Unicamp no ranking de registros de patentes no Brasil”, aponta.

Para mais informações sobre o HaK-Cathon Kimberly-Clark, edição Huggies, acesse: http://www.kimberly-clark.com.br/hackathon/