Unicamp faz força-tarefa para mapear empresas-filhas

Texto: Juliana Ewers

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realiza força-tarefa para identificar quantos de seus ex-alunos tornaram-se empreendedores. Além de verificar o tipo de ocupação dos egressos, a pesquisa, organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp com apoio da DAC (Diretoria Acadêmica), pretende encontrar novas empresas-filhas em atividade no mercado.

“Quando observamos as experiências internacionais, nos deparamos com números impressionantes, como é o caso do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em inglês). Certamente existem muito mais empresas-filhas da Unicamp por aí do que temos registrado em nossa base de dados. Nosso objetivo é encontrar esses ex-alunos e saber quais deles escolheram a carreira de empreendedor”, afirma o diretor-executivo da Agência de Inovação, Milton Mori.

Nessa etapa, foram disparados e-mails para 61 mil contatos existentes na base de dados da DAC. No entanto, o link para a pesquisa é aberto. Com respostas em tópicos, o ex-aluno não leva mais do que um minuto para preencher o formulário, que está disponível no site: www.inova.unicamp.br.

De acordo com os números do último levantamento divulgado, em 2015, a Unicamp detém 286 empresas-filhas ativas no mercado, responsáveis por empregar 19.299 funcionários. Se somado, o faturamento anual delas ultrapassa a marca de R$ 3 bilhões.

São consideradas empresas-filhas aquelas cujo sócio fundador ou sócio atual são alunos ou ex-alunos, de graduação, mestrado ou doutorado da Unicamp; professores ou ex-professores; funcionários ou ex-funcionários; incubadas ou graduadas na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp); ou empreendedores que tenham licenciado tecnologia da universidade e essa tecnologia seja parte fundamental da empresa.

O objetivo da pesquisa é identificar mais empresas-filhas, explica Mori