Membros da Rede Inova SP recebem capacitação em Técnicas de Negociação de Contratos

Foto: Ana Cristina Amon

Texto: Marina Nania

Nos dias 24 e 25 de fevereiro foi realizado na Unicamp, o curso de “Técnicas de Negociação de Contratos” no âmbito da Rede Inova São Paulo – grupo que reúne os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de trinta universidades e institutos de pesquisa do estado de São Paulo.

O curso foi ministrado, de maneira dinâmica, por 4 profissionais da LES Brasil: Juliana Viegas, Tatiana Campello, Cândida Ribeiro Caffé e Eduardo de Melo e Souza, no qual estiveram presentes 33 profissionais, representando 17 NITs do estado de São Paulo.

O diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp e coordenador-executivo da Rede Inova São Paulo, o professor Milton Mori, deu as boas-vindas aos participantes, aproveitando a oportunidade para anunciar os temas dos próximos cursos da Rede, que abordarão aspectos específicos da gestão de NITs e contarão com palestrantes internacionais. “É essencial que os gestores dos NITs da Rede Inova São Paulo participem de nossas capacitações tanto quanto sua equipe técnica, uma vez que nossa intenção é instruir as instituições em todos seus níveis de atividade”, afirma Mori.

O curso foi destaque por seu formato diferenciado, promovendo atividades práticas de negociação que antecederam as discussões sobre o conteúdo teórico – iniciativa que, de acordo com a palestrante Juliana, favorece o aprendizado do aluno. Ela comenta que outra característica distinta da palestra apresenta pela LES Brasil é a presença de mais de um professor. “Foi comprovado por pesquisa que uma pessoa só consegue prestar atenção em uma mesma voz falando por cinco minutos. Para evitar que os alunos se distraiam, nós promovemos uma aula dinâmica, em que os professores estão constantemente interrompendo um ao outro e acrescentando observações”, explica.

Durante os dois dias de curso, foram abordados elementos básicos, estratégias e técnicas de negociação, além da legislação relevante para profissionais que trabalham com inovação tecnológica. “Esse curso vem ao encontro de uma das demandas mais fortes dos NITs em estruturação: a capacitação de pessoal. O conhecimento em licenciamento de tecnologias e ativos intangíveis é fundamental para a transferência de tecnologia, que é o propósito principal dos Núcleos“, aponta Janice Aparecida de Paulo, executiva pública do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

O curso de “Técnicas de Negociação de Contratos” será oferecido novamente nos dias 30 e 31 de março. Os profissionais membros da Rede interessados em participar devem entrar em contato com a equipe do Projeto Inova Capacita através do e-mail inovacapacita@inovaunicamp.org.