16 de fevereiro de 2016 Empresas criadas em disciplina de empreendedorismo avançam para programa de pré-aceleração
Texto: Juliana Ewers
Fotos: Reprodução RTV Unicamp
O que começou como disciplina de empreendedorismo dentro do Programa de Genética e Biologia Molecular da pós-graduação do IB (Instituto de Biologia) acabou virando efetivamente negócio. Após um semestre lapidando os projetos, os alunos apresentaram ao final do curso suas propostas de empresa de base tecnológica a uma banca. A resposta foi tão positiva que duas delas vão ingressar este ano no programa de pré-aceleração da Baita. São elas: Antiquimio e EctoeX.
“Esse tipo de resultado mostra que os alunos foram ‘fisgados’ pelo empreendedorismo. A própria banca também nos deu feedback muito positivo. Disseram, inclusive, que pretendem acompanhar o status desses projetos com o tempo. É muito gratificante para nós”, afirma o professor responsável Marcelo Menossi.
A disciplina, que contou com 17 alunos participantes, iniciou seus trabalhos em agosto de 2015 e teve a participação do Dr. Bread Cruz, que tem especialização em empreendedorismo. Numa primeira etapa, os alunos foram introduzidos à metodologia do Canvas e tiveram de se planejar para montar um primeiro negócio.
Divididos em quatro grupos, os alunos pensaram os seguintes projetos: uma empresa de canecas de porcelana com figuras de ciência, empresa que presta serviços de organização de laboratórios, empresa de cerveja artesanal personalizada e empresa de kit de temperos.
Nessa etapa, Fabício Bloisi, CEO da Movile, que é uma empresa-filha da Unicamp, aportou R$ 4 mil na iniciativa, divididos entre os quatro grupos, para que eles tivessem capital para começar o negócio.
“Alguns venderam muito bem, outros aprenderam que precisavam cobrar mais pelo serviço. Foi um ótimo aprendizado para os alunos”, afirma o professor Menossi.
Na segunda fase da disciplina, os estudantes passaram a pensar em empresas de base tecnológica. Para tal, o professor Menossi indicou a Agência de Inovação Inova Unicamp, onde os alunos tiveram contato com a cesta de patentes da universidade. A partir disso, eles escolheram as tecnologias com as quais trabalhar para desenvolver um modelo de negócio.
A atividade rendeu os seguintes projetos de empresas:
§ Antiquímio: a empresa presta serviços de oncologia clínica, realizando a triagem para estabelecer o melhor medicamento para o tratamento de câncer;
§ Biolise: Tecnologia para o tratamento de água, aplicada à caixa de gordura a partir de uma membrana química e o uso de enzimas;
§ EctoeX: inseticida biológico para o controle de carrapato;
§ Novaxyl: produção de xilitol (um tipo de açúcar que não dá cárie), a partir de uma linhagem de levedura.
A disciplina NG279, Empreendedorismo para Ciências da Vida, é ministrada no segundo semestre pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular do IB. São aceitos alunos de outros programas de pós-graduação e alunos especiais.