2 de fevereiro de 2016 Hackathon Campinas promove soluções em benefício do cidadão
Postado às 00:00h
em Notícias
Fonte: IMA – Informática de Municípios Associados S.A.
Já estão abertas as inscrições para o “Hackathon Campinas”, maratona de programação para criar projetos de software e soluções tecnológicas para a Administração Pública e os cidadãos. O evento, que promoverá Soluções Inteligentes para o Cidadão, acontecerá entre 5 e 6 de março e é promovido pela Prefeitura Municipal de Campinas, IMA (Informática de Municípios Associados) e Sensedia, empresa especialista em APIs (interface de programação de aplicativos).
As inscrições preliminares para o evento serão realizadas somente pela internet, no site: http://www.ima.sp.gov.br/hackathon, até a meia-noite do dia 9 de fevereiro. Qualquer pessoa a partir dos 14 anos de idade, que possua conhecimentos em escrita de códigos-fonte de programação e desenvolvimento de soluções tecnológicas (softwares), está apta a participar. A pré-inscrição é gratuita. Os interessados poderão usar a base de dados relacionados à Prefeitura de Campinas para criar aplicativos úteis para a população.
“A IMA cuida de toda a infraestrutura digital de Campinas, incluindo os sistemas de gestão urbana, financeira, saúde e atendimento, como o 156”, explica o presidente da IMA, Fábio Pagani. “O evento faz parte das iniciativas de estímulo à inovação e empreendedorismo em Campinas”, completa.
A maratona terá início no sábado dia 5, às 8h30, na sede da IMA. O endereço é Rua Bernardo de Sousa Campos, 42, na Ponte Preta. Após as inscrições preliminares, serão selecionados 48 participantes, a serem divididos em 12 equipes. Cada time será composto por três desenvolvedores e um designer. “Os participantes terão apoio da equipe técnica e de pessoas da área de negócios que poderão falar mais sobre a origem e o uso desses dados”, afirma Kleber Bacili, CEO da Sensedia.
No total, serão 24 horas de programação, já que o evento se encerra somente no dia 6, às 9h, com a demonstração dos apps. Uma banca composta por cinco pessoas irá selecionar e premiar os criadores dos melhores apps.
Os hackathons têm feito sucesso no Brasil e no mundo ao reunir programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares. O termo se origina da combinação entre as palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).
A iniciativa de organizar um evento desse porte em Campinas partiu da IMA e da Secretaria Municipal de Gestão e Controle. De acordo com o diretor de Controle Preventivo, Thiago Sampaio Milani, e o coordenador de prevenção e orientação, Igor Nogueira de Camargo, as expectativas da Prefeitura são muito positivas em relação ao evento. “O hackathon será um grande aliado da lei de acesso à informação e é muito importante envolver a população neste evento”, afirma Milani. Ele lembra que dados governamentais abertos serão utilizados na construção de aplicativos inteligentes. A expectativa é que da maratona surjam grandes ideias que possam ser implementadas posteriormente na cidade.
Veja o regulamento completo no site: http://hackathon.ima.sp.gov.br/api-portal/sites/default/files/regulamento-hackathon-ima.pdf
SOBRE A IMA: Fundada em 1976, a IMA presta serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e é responsável pelo desenvolvimento, pela manutenção e pela evolução de todos os sistemas que atendem à Prefeitura Municipal de Campinas. Além disso, a empresa possui um moderno datacenter e estrutura de telecomunicações que oferecem suporte a todo o ambiente, com altos índices de segurança e disponibilidade. Os principais clientes da IMA são prefeituras, porém várias de suas soluções atendem aos demais níveis da administração pública direta e indireta. A IMA ainda atua em Campinas na área de atendimento ao público, participando da operação presencial, telefônica ou via Internet no 156, no Bolsa Família, no CPAT, na Defesa Civil, no Disque Saúde, na Junta de Serviço Militar, na Saúde Recepção e no Procon, entre outros setores.