RedEmprendia lança plataforma Crowdfunding para apoiar projetos universitários

Transformar um projeto em realidade é muito mais fácil com o apoio dos outros. Foi com esta filosofia que a rede de empreendedorismo universitário RedEmpreendia, que integra universidades ibero-americanas e da qual a Unicamp faz parte, lançou a primeira plataforma de crowdfunding – que consiste em uma modalidade de financiamento coletivo – para apoiar projetos universitários das instituições de ensino que a compõem. Interessados podem inscrever projetos até o próximo 15 de março. A RedEmprendia Crowdfunding está aberta a qualquer iniciativa empreendedora, tecnológica, cultural, social ou ambiental promovida por alunos, pesquisadores, professores ou recém diplomados – depois de 2012 – das universidades iberoamericanas. Basta o registo na  plataforma e o envio de um projeto para os empreendedores terem acesso ao apoio na concepção e execução de sua campanha de crowdfunding.

As ideais inovadoras e baseadas em conhecimento científico-tecnológico podem ainda receber o selo PIBU, que compreende Projetos Inovadores de Base Universitário) e apresenta vantagens, tais como: visibilidade, uma vez que os projetos que serão divulgadas na página e nas redes sociais da RedEmprendia; Financiamento, haja vista que a RedEmprendia atribuirá até 2.000 euros adicionais às três campanhas de financiamento coletivo com mais sucesso entre as classificadas como PIBU; e mentoria, através do acesso à rede de mentores da RedEmprendia.

A plataforma foi criada a partir de uma colaboração entre a Lánzanos, pioneira do crowdfunding na Espanha, e o Banco Santander, através do Santander Universidades.

Mais informações sobre a plataforma em: http://www.lanzanos.com/redemprendia