Marco Bravo ministra palestra sobre criação de startups para membros da Rede Inova SP

Texto e foto: Marina Nania

Aconteceu no último dia 15 de abril, na Unicamp, a palestra “Criação de startups, uma visão internacional”, com o diretor de projetos da IC² da University of Texas, em Austin, Marco Bravo. Voltado aos membros da Rede Inova São Paulo, o evento contou com a participação de representantes de 18 instituições parceiras.

IMG_8444

Na abertura do evento, o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp e coordenador-executivo da Rede Inova São Paulo, Milton Mori, agradeceu a presença de Marco Bravo e ressaltou a importância das palestras com visitantes internacionais para os membros da Rede. “O contato com diferentes abordagens e visões sobre inovação e empreendedorismo nos possibilita rever o modo como realizamos nossos procedimentos, ter ideias novas e expandir nosso repertório”, aponta Mori. O diretor-executivo da Inova aproveitou a oportunidade para convidar os participantes para o próximo evento internacional da Rede, o workshop “Atração de investidores para startups, uma visão internacional”, que será ministrado pelo diretor do Instituto de Inovação da Faculdade de Engenharia da Universidade da Flórida, Erik Sander.

IMG_8456

Durante a palestra, Bravo apresentou os diversos projetos de incentivo ao empreendedorismo realizados em Austin, que incluem maratonas de criação de startups, hackathons e cerimônias de premiação aos inventores. “Na nossa Universidade, a inovação não tem dono. Todas iniciativas que incentivam a cultura empreendedora podem contar com nosso apoio. A inovação e empreendedorismo deve ocorrer em qualquer lugar da universidade e não somente nos NITs”, explica o palestrante.

Ele ressaltou ainda, a necessidade de se estabelecer uma relação direta entre os pesquisadores e professores e os núcleos de inovação tecnológica das instituições, com o intuito de promover e difundir conhecimentos voltados ao empreendedorismo, promovendo uma cultura de confiança e aberta ao risco. “Procuramos sempre mostrar para os inventores sua importância no processo do empreendedorismo em Austin. Além de nossos eventos de premiação, realizamos diversos jantares e churrascos de confraternização com as equipes acadêmicas no decorrer do ano”, conclui.

IMG_8465

Uma visão internacional sobre a atração de investidores para startups, uma visão internacional

Já estão abertas as inscrições para o workshop ministrado por Erik Sander, diretor do Instituto de Inovação da Faculdade de Engenharia da Universidade da Flórida, vai ser realizado nos próximos dias 19 e 20 de maio, na Unicamp. Os profissionais membros da Rede interessados em participar devem entrar em contato pelo endereço: inovacapacita@inovaunicamp.org