Agência de Inovação Inova Unicamp completa 12 anos

Texto: Carolina Octaviano

Em 23 de julho, a Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão responsável por gerenciar a inovação tecnológica na universidade e por intermediar a transferência de tecnologia e as parcerias entre a Unicamp e as empresas, além de administrar o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), completa 12 anos de atuação.

“Ressalto ainda que temos uma história anterior à Agência. A Inovação é parte da cultura da Unicamp desde sua criação. O nosso ponto forte é a junção de todas as frentes que envolvem a inovação tecnológica, como transferência de tecnologia, propriedade intelectual, empreendedorismo, o Parque Científico e Incubadora de Empresas. Nós somos uma Agência diferente de outros NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica) ”, afirma o professor Milton Mori, diretor-executivo da Inova.

Dentre as conquistas da Inova, Mori enfatiza os ganhos econômicos de R$1.112.177,34 – em royalties, taxa de acesso à tecnologia, entre outros – e diminuição da dependência de recursos da Unicamp, em 2014, – uma vez que, atualmente, 56% dos recursos advêm de arrecadação da Inova e 44% são oriundos da Unicamp. “A Agência avançou muito nos últimos anos e procurou ser mais proativa, conseguindo flexibilizar alguns pontos relacionados à transferência de tecnologia”, defende o professor.

Destaque na proteção à Propriedade Intelectual

Com uma trajetória exemplar de atuação em Propriedade Intelectual, a Unicamp conta atualmente com 84 patentes concedidas, 75 marcas registradas e 181 softwares registrados, em vigência. Vale ressaltar que a história da universidade neste ramo teve início no ano de 1984, com a criação da Comissão Permanente de Propriedade Industrial (CPPI), anterior à Inova Unicamp e criada pela Portaria GR 018/84, com o propósito de atender professores inventores da universidade.

“A Unicamp é uma universidade jovem e pioneira na gestão da Propriedade Intelectual (PI) e serve como exemplo para outras universidades por conseguir converter o conhecimento gerado, que é a Propriedade Intelectual, em aplicações industriais, favorecendo o avanço tecnológico e a competitividade das empresas. Desde 1984, a propriedade industrial é tema relevante e estratégico para a Universidade”, comenta Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Inova.

Tecnologias em prol da sociedade

A criação da Agência de Inovação vai ao encontro da proposta de Zeferino Vaz, quando criou a universidade em 1966, que visava a aproximação entre a Unicamp e as empresas, seja em forma de parcerias para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ou de transferência de tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da Unicamp.

Em 2014, por intermédio da Inova Unicamp, haviam 60 contratos de licenciamentos em vigência e 8 convênios com empresas para P&D. Ainda no ano passado, foram efetuados 11 contratos com empresas para licenciamento de tecnologia. Neste sentido, salienta-se a importância da Unicamp em gerar tecnologias com alto potencial de inovação para a indústria, em benefício da sociedade, na qual a Inova representa um papel primordial.

Iniciativas em Empreendedorismo e Inovação

Ao longo de mais de uma década de história, a Agência conquistou posição de destaque dentro e fora da universidade também por ações que estimulam o empreendedorismo e a inovação tecnológica, tais como: o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias geradas na universidade; a Software Experience, feira de softwares que busca reunir os criadores e desenvolvedores dos programas de computador registrados em nome da Unicamp com investidores da área de Tecnologia de Informação (TI) e representantes de empresas do segmento; o Inova Jovem, competição de empreendedores voltada aos alunos do Cotuca e do Cotil; a disciplina “Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo”, ministrada quinzenalmente para alunos de graduação e pós-graduação; o Prêmio Inventores, que reconhece o esforço de professores e pesquisadores da Unicamp em atividades que envolvem a Propriedade Intelectual e a Transferência de Tecnologia; e o Prêmio Inova de Iniciação à Inovação, que visa identificar e premiar alunos e professores que desenvolvem pesquisas com grande possibilidade de gerarem tecnologias inovadoras; entre outros.

Especialização em PI

Deve-se destacar também, como iniciativa que visa a capacitação de pessoal, o curso de Especialização em Propriedade Intelectual com ênfase em Inteligência Tecnológica, que é oferecido a partir de uma parceria entre a Inova Unicamp, a Faculdade de Engenharia Química e a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e está com inscrições abertas aqui.

O curso, apresenta a experiência em inovação tecnológica e empreendedorismo da Unicamp, visando atender a demanda de empresas para capacitação de seu quadro de funcionários e dar oportunidade de formação e atualização para profissionais que buscam atuar nesta área. A especialização é destinada a graduados em todas as áreas do conhecimento e irá abordar também a definição de estratégias de proteção e valoração dos ativos intangíveis, de busca de informações tecnológicas para negócios, além de captação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), negociação e contratos de transferência de tecnologia.

Para conhecer mais sobre a Agência, acesse nossos relatórios de atividades, aqui