Professor Christian Guellerin ministra palestra "Evolução das Escolas de Design: da criação à inovação"

Texto: Vanessa Fujihira

Fotos: Daniela Orsi

Nesta quarta-feira, dia 27 de maio, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp, ocorreu a palestra “Evolução das Escolas de Design: da criação à inovação”, ministrada pelo Professor Christian Guellerin, diretor-executivo da L’École de Design de Nantes Atlantique, instituição francesa de ensino superior em design, fundada em 1988.

Guellerin iniciou a palestra afirmando que se vive em um ambiente muito favorável aos profissionais da área de design, estabelecendo os paradigmas e mudanças na sociedade atual e no mundo dos negócios. Em um contexto no qual muitos setores da economia buscam maneiras de potencializar a produção – tornando-a cada dia mais efetiva e veloz – e em que o cliente modificou seu modo de consumir – passando a ser um consumidor mais sustentável e responsável -, a inovação é o diferencial para empresas que querem concorrer no mercado mundial. “É preciso parar de pensarmos em como fazer melhor e mais rápido o que já sabemos como realizar e pensarmos em novos caminhos. É preciso inovar.”, afirma Guellerin.

Num cenário de novas problemáticas são necessárias novas soluções, mais criativas e alinhadas às demandas globais, conforme defende o Professor. “Agora é o momento do Design e dos designers”, declara Guellerin, assumindo que estes profissionais devem passar a ocupar uma posição estratégica dentro das empresas, dado seu perfil criativo e voltado ao trabalho colaborativo. Segundo o Professor, as universidades devem formar profissionais para que estes possam trabalhar de modo cooperativo e transversal, juntando expertises para a solução dos desafios globais. “Precisamos de diversidade”, reforça.

O diretor-executivo da L´École de Design de Nantes Atlantique também confirma a preocupação em formar profissionais que sejam criativos, e não somente pessoas criativas. Neste escopo, engaja os alunos a serem empreendedores dos seus próprios projetos, criando produtos que tenham futuro no mercado e que melhorem o dia-a-dia das pessoas. “Ideias todos temos. É preciso compartilharmos nossas ideias para fazê-las acontecer”, completa Guellerin, incentivando os alunos a juntarem forças com profissionais de outras disciplinas e trabalharem juntos por um objetivo maior em comum.

Após a palestra, o Professor Christian Guellerin reuniu-se com membros do Consulado Geral da França no Brasil, com assessores da VRERI (Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp) e com professores do Instituto de Artes da Unicamp, a fim de discutirem prováveis parcerias entre a L’École de Design e a Universidade Estadual de Campinas.