Com 60 interessados, Instituto de Biologia sedia workshop de Informação Tecnológica

Texto e fotos: Juliana Ewers

O programa de workshops de Informação Tecnológica – Ferramentas de Busca e Análise de Patentes com ênfase no sistema Questel Orbit, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com a Biblioteca Central, chegou hoje a mais unidade da Universidade Estadual de Campinas: o Instituto de Biologia.

Soraia Calonego, da equipe de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, foi a responsável pela palestra de abertura. Fazendo a apresentação da Agência de Inovação e retomando alguns cases, demonstrou como é feita a gestão da Propriedade Intelectual na universidade.

Na sequência, Henry Suzuki deu início à apresentação da base de patentes Questel Orbit. Após transitar por conceitos básicos relacionados a patentes, Sukuzi demonstrou os instrumentos disponíveis para fazer buscas e filtragens.

Essa edição da capacitação chamou atenção pela diversidade do público presente. Com base nas inscrições, a maior parte da plateia era formada por alunos da pós-graduação (IB, FEA, IE, IC, FEM, FEEC e FCM), embora estivessem presentes também alunos da graduação e do pós-doutorado, docentes, pesquisadores e funcionários.

Parte dos funcionários da Inova Unicamp também integrou a capacitação. Para Ana Daidone e Rafael Marangoni, ambos do setor de Parcerias da Inova Unicamp, o ponto alto da capacitação foi o didatismo e a objetividade do palestrante ao demonstrar o funcionamento da ferramenta.

“A partir de agora, pretendo fazer diversas outras oficinas. São inúmeros os detalhes que a ferramenta possui. Achei ótimo”, afirmou Ana.

Para Rafael Pessoa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos do IB, que auxilou a organização na realização do evento, o balanço também foi bastante positivo. “Essa é uma área de interesse dos alunos, em especial, os de pós-graduação. Até porque, em alguma medida, o programa de pós tangencia o tema patentes.”