Inscrições abertas para o workshop de Informação tecnológica com ênfase no Questel Orbit

Texto: Juliana Ewers

Com o intuito de disseminar a cultura de inovação dentro da universidade, a Inova Unicamp, ao lado do SBU (Sistema de Bibliotecas da Unicamp), está articulando uma série de capacitações dentro da Unicamp, para o uso de ferramentas de busca e análise de patentes. Os primeiros treinamentos já têm data marcada e estão com as inscrições abertas.

No dia 25 de março, serão feitos dois workshops em Limeira: das 9h às 12h, na sala UL53 da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas); e das 14h às 17h, na sala PA3 da FT/CTL (Faculdade de Tecnologia). No dia 27 de março, será das 9h às 12h, no Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes; e uma segunda capacitação, das 14h às 17h, também no Auditório da Biblioteca Central. No dia 14 de abril, é a vez da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) receber o workshop na Sala de Ensino Digital, das 13h30 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas pelo link.

A capacitação para o uso da ferramenta é de suma importância porque está disponível exclusivamente em bases de patentes cerca de 70% a 80% do que é mais avançado no estado da técnica.

Os workshops serão abertos pela diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic. Em seguida, Henry Suzuki, sócio-diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, assume a capacitação.

Programa Resumido:

1.     Revisão de conceitos básicos sobre Patentes

2.     Aplicação de ferramentas de busca e análise de Patentes

3.     Estudos de patenteabilidade e (in)validade

4.     Estudos de liberdade de comercialização

5.     Mapeamento de segmentos tecnológicos

6.     Invenção estratégica

7.     Patenteamento estratégico

8.     Monitoramento de concorrentes

9.     Identificação e caracterização de parceiros

10.  Ferramentas e técnicas de busca de patentes

11.  Visão Geral sobre o Questel Orbit

12.  Oficinas práticas, com acesso “off-line” ao sistema

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.