Interessados em empreendedorismo participam de palestras sobre o Desafio Unicamp

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Nathalia Andrade

No último dia 3 e 4, alunos, não alunos e interessados em empreendedorismo tecnológico participaram das palestras de lançamento do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2015 – competição de modelo de negócios a partir de tecnologias geradas na Unicamp, que tem como objetio estimular a criação de negócios de base tecnológica e está com inscrições abertas pelo site -, nos campi de Campinas e Limeira, respectivamente. O principal objetivo destes eventos foi apresentar a competição, tirar dúvidas do público e expor o programa desta edição do Desafio Unicamp.

A primeira palestra de lançamento desta edição aconteceu em Campinas no último dia 3, às 19 horas, na sala 01, do Ciclo Básico, e foi ministrada pelo empreendedor Marcos Ferreti, da KartFly, durante a disciplina AM037 – Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo: temas contemporâneos. Já em Limeira, as duas palestras foram ministradas pela coordenadora de mentoria do Desafio Unicamp, Mariana Zanatta Inglez, com a presença dos vencedores da edição passada do Desafio Unicamp, Saulo Assis e Danilo Prado, e aconteceram no dia 4 de março, às 20 e 21 horas, respectivamente, na sala UL44, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

Sobre o Desafio

Ao longo de quatro meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante. A competição é aberta ao público em geral, possibilitando que qualquer pessoa interessada em empreendedorismo tecnológico participe.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.

Para mais informações sobre o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, acesse: https://www.inova.unicamp.br/desafio/