28 de janeiro de 2015 Investimento em inovação tecnológica é chave para aumentar competitividade das empresas brasileiras
Os temas inovação, empreendedorismo e startups provaram que estão mais em alta do que nunca na cidade de Campinas/SP. Considerado um importante polo tecnológico nacional, o município recebeu na noite desta segunda-feira (26/01) o 1º Meetup de Inovação, promovido pela Associação Campinas Startups (ACS) em parceria com a Associação Nacional das Empresas de P&D e Inovação (Anpei). Cerca de 200 pessoas participaram do evento realizado no Almanaque Café, em Barão Geraldo, que teve como objetivo promover networking e fomentar discussões que auxiliem o desenvolvimento tecnológico e empreendedor na cidade.
Na primeira parte do evento, os participantes assistiram a uma rodada de perguntas e respostas que contou com a participação de painelistas com grande representatividade no setor de startups: o CEO da I-Systems, Igor Santiago; o presidente da Anpei, Gerson Valença; o diretor do Departamento de Fomento à Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza; o presidente da Harvard Angels, Magnus Arantes; o diretor de Inovação da Endered, empresa patrocinadora do evento e responsável pela marca Ticket, Fabrício Saad e Rodrigo Menezes, mestre em direito empresarial pelo Instituto de Empresa (IE – Espanha) e especialista em venture capital.
Motivada pelo ambiente informal – que propiciou a interação das pessoas presentes ao longo de todo o evento –, logo após as apresentações dos convidados a plateia pôde se dirigir aos especialistas, dando início a um debate aberto sobre os temas abordados no encontro, dentre eles empreendedorismo, inovação, investimentos em startups e comportamento empreendedor.
Inovação e integração para um Brasil mais competitivo
De acordo com o presidente da Anpei e vice-presidente de Inovação da Natura, Gerson Valença, o Brasil tem muito o que percorrer na área de inovação tecnológica, que ainda é restrita a grandes empresas. Para ele, para concorrer com importantes mercados de igual para igual, é necessário não só fortalecer o ecossistema no país. As empresas brasileiras precisam investir mais em inovação.
“Nos últimos 10 anos esse movimento de inovação tem ganhado mais força, mas ainda temos que investir mais, temos muita maturidade para ganhar em termos de desenvolvimento tecnológico”, analisou, ressaltando que há um importante – e bastante positivo – movimento de startups acontecendo em território nacional.
Para o representante do governo que esteve presente no 1º Meetup, Marcos Vinícius de Souza, pensar mais na integração de instrumentos é outro importante passo para o crescimento do país. “Temos todos os instrumentos que a maior parte dos países tem. Acontece que precisamos começar a juntá-los. Tanto o setor público quanto o privado ainda não estão preparados da maneira que gostaríamos, por isso é preciso unir forças”.
“Eventos como este promovem justamente a inovação. É exatamente isso que vai tornar o Brasil mais competitivo no mercado mundial: o relacionamento entre as pessoas e a busca pela excelência”, complementou o CEO da I-Systems, Igor Santiago.
Evento no calendário de inovação do país
Segundo o presidente da ACS, Wilson Campanholi, diante da aceitação e sucesso do encontro, novas datas já estão sendo estudadas. “Existe a intenção de realizarmos outras edições do evento, assim como acontece com a Conferência Campinas Startups, realizada anualmente pela ACS e que neste ano chega em sua 4ª edição, registrando crescimento de público ano a ano. Desta maneira, conseguiremos fortalecer ainda mais a imagem de que Campinas é uma cidade propícia para o surgimento e crescimento de negócios tecnológicos e inovadores”, disse.
“Falar de modelos de negócios para empreendedores é algo novo. Encontros como estes ajudam a gerar discussão, a abrir a cabeça, e promovem o amadurecimento destes temas”, enfatizou o sócio-diretor da Brave University, Gustavo Menna, participante do 1º Meetup de Inovação.
Sobre a Associação Campinas Startups
A Associação Campinas Startups (ACS) é uma entidade sem fins lucrativos que iniciou suas atividades em 2010 e que, desde então, tem mudado a vida de seus associados e do ecossistema na qual está inserida. Atualmente são mais de 40 startups associadas que carregam a chancela da ACS de que aquele modelo de negócio tem um grande potencial e desfrutam de todo o suporte no período inicial da empresa. Fruto da união entre empreendedores de empresas de base tecnológica localizadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC) – que detectaram a inexperiência com aspectos essenciais de gestão e negócios como sendo um dos maiores fatores de mortalidade deste tipo de empreendimento –, a ACS foi criada para que os associados possam compartilhar experiências e conhecimentos e assim elevar o grau de maturidade das empresas.