Diretora de PI da Inova ministra palestra na Semana Nacional de C&T

Texto e fotos: Vanessa Fujihira

Nesta sexta-feira, dia 17 de outubro, a Diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic, ministrou palestra sobre o tema “Os Desafios da Inovação”, na sede da Informática de Municípios Associados (IMA), em Campinas. A palestra ocorreu no escopo da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Prefeitura de Campinas. O evento, que ocorreu também em outras cidades, tem o objetivo de popularizar e promover da importância da ciência para o desenvolvimento nacional.

Com o tema “Os Desafios da Inovação”, Patrícia buscou desmistificar conceitos que envolvem a inovação tecnológica, com a finalidade de estimular a curiosidade nos presentes e demonstrar qual o caminho percorrido até uma ideia inovadora realmente pode se transformar em um produto ou processo a ser aplicado no mercado. “As empresas buscam inovar para se manter e crescer no mercado de forma mais competitiva”, afirma a diretora, reforçando o ecossistema favorável da cidade de Campinas para o empreendedorismo e a inovação.

Patrícia releva que, para transformar rapidamente ideias em negócios inovadores, é necessário um alto grau de conectividade e o trabalho em equipe, em uma rede conjunta e dinâmica que envolve pesquisadores, desenvolvedores, administradores, investidores e empresas. A partir disto, ela cita o exemplo da própria Agência em que atua. “Na Inova, trabalhamos com equipes multidisciplinares, de diversas áreas e expertises. Também temos a nossa Incubadora de Empresas de Base Tecnológica. Isso permite que nossos incubados interajam com empresas e pessoas dentro e fora da Unicamp”, explica.

Para melhor compreensão do assunto, a diretora de PI citou exemplos de invenções, buscando demonstrar como uma ideia evolui até uma tecnologia patenteável e como é possível conquistar o sucesso no mercado frente aos demais concorrentes. Além disso, Patrícia também expôs termos e definições que envolvem o tema Propriedade Intelectual. Entre eles, ela mencionou o conceito de invenção, licenciamento, inovação de valor, Blue Ocean.

Por fim, a palestrante reforçou a missão da Agência de Inovação Inova Unicam na identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento sócioeconômico de Campinas e região, bem como na articulação entre pessoas, institutos de pesquisa,  governo e empresas para a promoção da inovação. “As empresas desejam gerar valor a partir do ativo mais precioso que a Unicamp tem a oferecer: nossos cérebros”, diz Patrícia ao se referir aos pesquisadores e docentes da Unicamp, reforçando o papel fundamental da Agência de Inovação na comunicação e parceria entre as partes envolvidas para a promoção das invenções à inovação.