Diretora de PI da Inova participa de Workshop sobre Coleções Biológicas

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Antonio Scarpinetti

No último dia 28 de maio, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi realizado o Workshop “Coleções Biológicas e seu Impacto no Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional e Internacional”, que contou com uma palestra da Diretoria de Propriedade Intelectual (PI) da Agência de Inovação Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic.

Na ocasião, Patrícia apresentou o papel da Inova e cases de sucesso sobre transferência de material biológico para exploração comercial, frisando o trabalho da Agência junto ao PATGEN, iniciativa que busca assegurar que as atividades de pesquisa científica, bioprospecção, desenvolvimento tecnológico e atividades didáticas que envolvem o Patrimônio Genético da universidade estejam de acordo com a legislação vigente. “A Inova busca favorecer o desenvolvimento socioeconômico sustentado, promover a colaboração através de relações de parceria com o setor privado e gerar valor a partir do ativo mais importante da Unicamp, o conhecimento”, considerou Patrícia.

Atualmente, a Unicamp conta com 21 coleções biológicas disponíveis para comercialização. “Para traçarmos uma estratégia adequada de transferência é preciso compreender as expectativas do parceiro e sua capacidade para alavancar o desenvolvimento da tecnologia e/ou produto”, afirma, lembrando o exemplo do licenciamento de materiais genéticos, envolvendo uma empresa de base tecnológica da Unicamp na comercialização de anticorpos contra Potato Vírus X e Potato Vírus Y, patógenos comuns nas lavouras de batata.

“Nós queremos ser o ponto de ligação entre a academia e as empresas que buscam adquirir patrimônio genético. Nossa missão é garantir que a universidade seja a parte proativa do desenvolvimento tecnológico”, explica. Patrícia alerta ainda para a importância dos trâmites passarem pelos processos estabelecidos pela Inova. “Muitos pesquisadores não sabem como transferir material biológico, mas existe um meio legal para isso. Esse tipo de transferência não deve acontecer por meio de prestação de serviço, por exemplo. E nós podemos dar todo o suporte aos pesquisadores”, aponta.

O evento, que teve o objetivo de divulgar as Coleções da UNICAMP para o público acadêmico e empresarial, visando atender a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico com qualidade, embasamento científico e em conformidade com a legislação vigente, abordou as coleções biológicas já constituídas da UNICAMP e apresentou as experiências consolidadas da FIOCRUZ e EMBRAPA e as políticas públicas e demandas de empresas de biotecnologia, visando auxiliar os pesquisadores e alunos nas normas técnicas, legais e de qualidade do acervo das coleções biológicas.