28 de janeiro de 2014 Ministro confirma participação na 14ª Conferência Anpei
O ministro Marco Antonio Raupp, da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), aceitou o convite do presidente da Anpei, Carlos Calmanovici, para participar da abertura da 14ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que será realizada nos dias 28 e 29 de abril de 2014, no ExpoCenter Norte, em São Paulo. O convite foi feito em dezembro, em Brasília, quando Calmonovici teve um encontro com o ministro e o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias.
“Será um momento de reflexão para o sistema como um todo, além de ser um evento fundamental na agenda dos nossos associados. A Conferência de 2014 marca os 30 anos de existência da Anpei e coincide com as quase três décadas de criação do MCTI”, destacou Calmanovici. “Vamos tratar de uma questão emblemática, em um momento no qual a inovação tem uma importância crescente”, completou.
O ministro aproveitou para dar sugestões de pautas a serem discutidas no evento, como o papel da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e um estudo recente produzido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) sobre fontes de financiamento. “Estou convencido de que a parceria é fundamental e a Anpei é um dos atores importantes neste processo”, destacou Raupp.
Nesta edição, a Conferência abordará o tema “InovaAção – Modelos de Negócios Competitivos” e deve reunir mais de 1,5 mil participantes. Um dos destaques da programação será a participação de instituições estrangeiras com atuação equivalente a da Anpei em seus países. Já estão confirmadas as presenças das associações do Japão (Japanese Research Industries and Industrial Technology Association – JRIA), da Austrália (Australian Industrial Research Group – AIRG) e da Europa (European Industrial Research Management Association – EIRMA).
O evento também contará com dois keynote speakers estrangeiros. Um deles abrirá a Conferência, o outro deve fechar a programação. Em ocasiões anteriores, a abertura da programação principal era reservada para painéis institucionais. O painel de discussão das políticas públicas brasileiras de incentivo à inovação, o Workshop Sebrae, e as sessões paralelas para apresentação de cases de inovação serão mantidos no mesmo formato.