Unicamp comemora 10 anos de curso de gestão em P,D&I com seminário

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp comemora 10 anos do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (GEIT) com o seminário “Direcionadores Estratégicos e Boas Práticas de Gestão de Tecnologia e Inovação no Brasil”. O evento será no dia 6 de dezembro, das 8h às 19h30, no Centro de Convenções da Unicamp, no campus em Barão Geraldo, Campinas. O evento discutirá os atuais direcionadores do investimento e da estratégia de inovação tecnológica das empresas no Brasil, bem como boas práticas de gestão da inovação. Está prevista a participação do presidente da Finep, Glauco Arbix, no encerramento.

“Procuramos orientar as mesas para temas de ponta e atuais para os gestores de P&D+I no Brasil”, destaca Ruy Quadros, coordenador do seminário e do GEIT. “Esta será também a primeira oportunidade de encontro de todas as turmas do curso”, afirma. “São mais de 200 convidados, 150 deles confirmados, além dos professores do curso. Considerando o perfil predominante de gerentes e diretores, estamos reunindo uma verdadeira comunidade de elite da gestão de P,D&I”, completa. Até o momento foram realizados quatro cursos in-company e sete de forma aberta no âmbito do GEIT.

O seminário começa com a Mesa 1 – “Inovação Reversa – Experiências de Empresas Multinacionais com Atividades de Inovação no Brasil”, da qual participam Sérgio Queiroz, DPCT, IG, Unicamp (coordenador da mesa); Claudio Pinhanez, Diretor de Pesquisa, Service Systems, IBM Research – Brazil; Kenneth G. Herd, Diretor Geral do Centro de Pesquisa Global da GE no Brasil; e Luiz de Mello, Diretor Global de Tecnologia da Vale e do ITV.

A Mesa 2 vai tratar da “Expansão da Geração Hidrelétrica, Sustentabilidade Social e Ambiental e Inovação no Brasil”, e terá como debatedores André Furtado, DPCT/IG/Unicamp (coordenador da mesa); Bastiaan Reydon, IE, Unicamp; Dra. Marta Azevedo, NEPO, Unicamp; Sergio Bajay, FEM/NIPE, Unicamp.

A Mesa 3 será sobre “Boas práticas em gestão de tecnologia e inovação: Prospecção tecnológica, planejamento tecnológico e roadmapping” e contará com a participação de Ruy Quadros, DPCT/IG/Unicamp, coordenador da mesa; Georges Peripato, Whirlpool, que falará sobre “Prospecção tecnológica e proteção da propriedade intelectual na Whirlpool do Brasil”; Luiz Galli, Thyssen Krupp, que tratará de “Roadmaps tecnológicos no planejamento de produtos, processos e tecnologias na ThyssenKrupp – Forging Group”; e Rodrigo Carlana, Embraer, que fará uma apresentação sobre “Prospecção e planejamento de tecnologia na Embraer.”

A última mesa terá apresentações sobre “Boas práticas em gestão de tecnologia e inovação: Gestão da cooperação em P&D: empresa/universidade/institutos de pesquisa”. Dela participam Luis Frade (Eletrobras) – coordenador da mesa; Eduardo Tomanik (Mahle- Metal Leve), que falará sobre o “Consórcio Tribo-Flex”; e Helio Kinoshita (Daitan Group), que vai discutir o tema “Serviços de P&D em Telecom para inovação no cliente.”

Mais informações sobre o seminário pelo telefone (19) 3521-4557.