Bay Brazil conecta mais de 3 mil pessoas do Vale do Silício interessadas no Brasil

Bay Brazil
Brazil in the 21st Century: mais de 180 pessoas reunidas na Universidade de Stanford para discutir tecnologia, empreendedorismo, investimentos e o papel do Brasil na economia global

Por Gabriela Rossi

Mesmo após quase 15 anos morando no Vale do Silício, a brasileira Margarise Correa sempre procurou manter o vínculo profissional com seu país de origem. Foi com esse desejo mais o intuito de agrupar a comunidade tech do Vale que trabalha em conjunto com o Brasil que, em 2010, ela criou a ONG Bay Brazil para desenvolver um trabalho pioneiro na região mais tecnológica do mundo.

“Eu sentia falta de uma organização que juntasse o ecossistema de profissionais e empresas do Vale interessados no Brasil. Procurei e não encontrei, então fundei uma”, conta Margarise. Durante as pesquisas para a fundação da organização, ela encontrou outros profissionais brasileiros que sentiam a mesma necessidade e acabaram se tornando membros do conselho de administração.

Hoje a iniciativa tomou uma grande proporção. Mais de três mil pessoas integram a rede da Bay Brazil entre brasileiros e estrangeiros que moram no Vale e têm interesse no país. Para estimular a interação e os negócios entre as regiões são realizados eventos ao longo de todo o ano, entre eles o Brazil in the 21st Century, uma conferência anual na Universidade de Stanford. Na última edição, 23 speakers entre CEOs, investidores, líderes de empresas do Vale que têm negócios no Brasil e mais de 180 pessoas se reuniram para discutir tecnologia, empreendedorismo, investimentos e o papel do Brasil na economia global.

A ONG também oferece um programa de mentoria, no qual empreendedores entram em contato, via internet, para solicitar dicas, apresentações e orientações ao grupo de profissionais ligados à Bay Brazil, que trabalham nas mais diversas empresas de high tech da região. Dentro deste programa, uma parceria da organização com o Desafio Brasil proporcionou a uma startup brasileira estadia no Vale participando do programa de aceleração da Plug and Play Tech Center. Uma das empresas contempladas foi a SocialBase que passou três meses conectando-se com os mentores e a rede da BayBrazil e vivenciando o ambiente empreendedor da região.

Rada Martini, CEO da SocialBase, conta que o apoio da ONG foi fundamental para a empresa. “Nós contamos com a mentoria dos profissionais ligados à Bay Brazil para validar e melhorar nossa estratégia de produto, marketing e vendas. São especialistas superconectados no Vale e viabilizaram algumas reuniões em empresas estratégicas e com possíveis investidores”. Participando dos eventos da organização a empresa construiu um network ativo no Vale do Silício e conseguiu um investimento anjo que permitiu aumentar a equipe e acelerar a inovação em seus produtos.

Desde quando foi fundada, a Bay Brazil já realizou mais de 40 eventos com o intuito de destacar o Brasil na região e segue promovendo encontros e networking. “Estamos sempre abertos a trabalhar tanto com o governo como com o setor privado em todas as iniciativas que nos aproximem do nosso objetivo: construir uma comunidade unida, que se conhece, troca informações e gera novas oportunidades de negócios entre o Brasil e o Vale”, completa Margarise.