RedEmprendia promove debate sobre empreendedorismo no Babson College em Boston

Encontro patrocinado pela Divisão Global Santander Universidades reuniu professores e profissionais de empreendedorismo

Vanessa Sensato, gerente de comunicação da Inova Unicamp, esteve presente no curso

Cerca de trinta pessoas da área de inovação relacionadas a universidades que fazem parte da RedEmprendia participaram em Boston do curso “Santander Universities – Babson Entrepreneurship & Innovation Symposium for RedEmprendia Fellows”, dirigido a profissionais que trabalham com empreendedorismo em universidades. Participaram do evento professores e profissionais de agências de inovação da Universidade Federal Rio Grande do Sul, da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas, que trabalharão conjuntamente com mais 24 profissionais da Argentina, Colômbia, Espanha México e Portugal.

O objetivo do encontro foi reunir acadêmicos, responsáveis por incubadoras de negócios, empreendedores e administradores para aprender, trocar conhecimentos e refletir sobre o empreendedorismo e a inovação.

Este ano o programa teve foco na exploração de diversas realidades, obstáculos e desafios com base em três questões fundamentais: como o empreendedorismo universitário pode contribuir para a melhoria da economia, por que as startups não têm criado diversos postos de trabalho e quais os motivos para o retorno do investimento em inovação apresentar valores baixos para muitas grandes empresas.

Questões sobre a dinâmica da inovação, a criação e gestão de ecossistemas para o empreendedorismo, o design thinking, a identificação de oportunidades e business model innovation e o Entrepreneurial Thought and Action® – uma metodologia para a formação em empreendedorismo croncebida e desenvolvida no Babson College – também foram abordadas.

Sobre a Babson College

A Babson college é mundialmente reconhecida como a instituição mais prestigiada no âmbito do empreendedorismo. Surge enquanto laboratório de aprendizagem único que molda os educadores de hoje e os líderes empresariais do futuro. A partir de alianças estratégicas com instituições de ensino, fundações, organizações sem fins lucrativos, governos e ONG´s de todo o mundo, a Babson contribui para a promoção do desenvolvimento econômico, social e pessoal através na educação global em empreendedorismo.

Sobre a RedEmprendia

A RedEmprendia é uma rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo responsável. A RedEmprendia (www.redemprendia.org) é atualmente formada por 24 universidades ibero-americanas de 7 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal), o Banco Santander, através da sua Divisão Global Santander Universidades, e a Universia –a maior rede de universidades de língua espanhola e portuguesa.

Mais de 1,3 milhões de alunos e cerca de 150.000 professores e investigadores têm acesso aos programas da RedEmprendia, orientados para a criação e consolidação de empresas spin-off e startups assentes no conhecimento e a inovação, a formação de novos empreendedores universitários, e a identificação e divulgação de instrumentos e boas práticas em empreendedorismo.

O Banco Santander apoia as atividades da RedEmprendia através de Santander Universidades, e mantém acordos de parceria com mais de 1.040 universidades e centros de investigação de todo o mundo. Mais informações em www.santander.com/universidades.