Marco Antonio Raupp confirma presença no evento: “Os parques científicos e tecnológicos são uma alavanca para o desenvolvimento”

A cerimônia de abertura do XXIII Seminário Nacional da Anprotec e da 30ª Conferência Mundial da IASP – que será realizada no dia 15 de outubro, às 8h45 – contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. Antes de assumir o Ministério, no ano passado, o matemático, pesquisador e professor foi diretor geral e um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). Raupp também atuou como diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Em seu currículo profissional, o ministro acumula experiências tanto em atividades acadêmicas quanto na gestão de instituições de ciência e tecnologia, o que faz dele um defensor da integração entre as instituições de pesquisa e o setor produtivo. “Além de sediar e estimular pequenas e médias empresas de base tecnológica, que geram produtos e serviços com maior valor agregado, os parques podem abrigar laboratórios que produzem conhecimento científico e tecnológico e, dependendo de seu formato, podem servir também como pólos de atração de grandes empresas inovadoras, brasileiras ou estrangeiras. Os parques são um ambiente para que a inovação chegue mais rapidamente, eles são uma alavanca para o desenvolvimento”, afirma.

No mês passado, o governo federal lançou um edital de R$640 milhões destinado a parques científicos e tecnológicos. De acordo com o ministro, essa ação foi motivada pela relevância dos parques e incubadoras de empresas para o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do país.

Saiba mais sobre o evento