Comissão de Ciência e Tecnologia recebe Associação Campinas Startups

Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Comissão de Ciência e Tecnologia recebe Associação Campinas Startups
Vereador André Von Zuben

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas recebe nesta terça-feira (03/09), a partir das 10 horas, o presidente da ACS – Associação Campinas Startups, Kleber Teraoka, o vice-presidente, Wilson Campanholi Jr, que irão explicar o funcionamento da associação e a empreendedora Taila Lemos, que irá apresentar seu case na área de Biotecnologia. A associação reúne hoje cerca de 30 empresas startups de Campinas. “Se Campinas quer ampliar a área de ciência e tecnologia, temos que incentivar a criação de novas empresas de base tecnológica”, reforçou o vereador André von Zuben, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Os representantes da associação irão fazer uma breve explanação do que são as Startups, como funciona o trabalho da ACS – Associação Campinas Startups, desafios, metas e discutir ações que contemplem as startups no desenvolvimento de políticas públicas para a expansão do setor em Campinas.

O conceito de startups tem origem nos Estados Unidos e significa empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento, cujos custos de manutenção sejam baixos e ofereçam a possibilidade de consistente geração de lucros. As startups de base tecnológica estão entre as mais comuns, têm modelos de negócios diferenciados e inovadores e procuram investimento para crescer. O coneito passou a fazer parte do imaginário de jovens empreendedores principalmente após a década de 1980, quando profissionais, engenheiros ou estudantes norte-americanos iniciaram empresas em suas casas e fizeram fortuna, como Google, Apple e Flickr, que são exemplos de startups de sucesso mundial.

A associação também quer o apoio da Comissão de Ciência e Tecnologia na2ª Conferência Campinas Startups, que será realizada no próximo dia 13 de setembro, em Campinas, na Unicamp. O evento traz três palestras exclusivas de renomados empresários como Fernando Reinach (sócio-administrador do Fundo Pitanga), Fabrício Bloisi (CEO da Movile) e Márcio Luiz Simões Utsch (Diretor Presidente da Alpargatas SA) e conta com diversos apoiadores: Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Agência de Inovação da Unicamp (INOVA), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Instituto de Inovação INVENTTA, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas.

ACS – A Associação Campinas Startups iniciou as atividades em 2010, e desde então tem mudado o ecossistema na qual está inserida. O objetivo da associação é elevar o grau de maturidade e excelência das startups que possuem algum vínculo com a Região Metropolitana de Campinas, promovendo a interação entre estas empresas e compartilhando experiências, sucessos e até mesmo fracassos. Um dos maiores fatores de mortalidade deste tipo de empreendimento é a inexperiência das empresas de base tecnológica com aspectos essenciais de gestão e negócios.

Uma das ferramentas é o co-work, onde por meio de reuniões focadas em gestão empresarial e resultados de negócio, os associados têm a oportunidade de trocar experiências entre si, sejam elas positivas ou negativas. Com o acompanhamento constante, as empresas embrionárias são orientadas por metas e métricas, para que tenham condições de evoluir.