FAPESP e Matimop apoiarão projetos de inovação

Agência FAPESP – A FAPESP e o Centro de P&D da Indústria Israelense (Matimop) anunciam a primeira chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação mantido pelas instituições. O objetivo da chamada é promover pesquisas em projetos de inovação colaborativos entre empresas do Estado de São Paulo e de Israel.

As propostas estão abertas a dois modos de colaboração. No Modo 1, as propostas devem envolver uma ou mais empresas em Israel e uma ou mais empresas de pequeno porte (com até 250 empregados) no Estado de São Paulo. O Modo 2 se refere a propostas que relacionem empresas em Israel com empresas no Estado de São Paulo associadas a instituições de educação superior ou pesquisa paulistas.

Em Israel, as propostas devem ser submetidas por empresas que façam pesquisa e desenvolvimento e estejam registradas no país de acordo com os critérios de elegibilidade do Escritório do Cientista Chefe (OCS) do Ministério da Economia.

No Brasil, as propostas para o Modo 1 devem seguir as normas do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), com valor máximo de financiamento de R$ 1,2 milhão. As propostas do Modo 2 devem seguir as normas do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), que exigem contrapartida de financiamento da companhia parceira no projeto – associada a instituição de ensino superior ou de pesquisa.

O processo de submissão de propostas terá duas fases. Na primeira, as organizações parceiras deverão submeter carta de intenção e documentos que demonstrem a contribuição tecnológica para os participantes dos dois países. A data limite é 1º de outubro de 2013.

Na segunda fase, os candidatos que atenderem a todos os critérios de elegibilidade serão convidados a submeter a proposta completa de acordo com as normas e procedimentos aplicados pela FAPESP, no Estado de São Paulo, e pelo OCS, em Israel.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/en/7809

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.