Empresas britânicas buscam oportunidades de negócio na Unicamp

Natasha Szejer

Um grupo de empresas britânicas interessado em prospectar parcerias no Brasil realizou no dia 21 de maio, quarta-feira, uma reunião com a Agência de Inovação Inova Unicamp para conhecer o funcionamento das áreas de transferência de tecnologia e propriedade intelectual na Unicamp e o marco regulatório no país. O principal objetivo do grupo, que era prioritariamente formado por empresas na área da saúde, foi compreender quais as possibilidades de uma empresa britânica baseada em tecnologia fazer negócios no país.

Um dos interesses diretos da comitiva britânica era saber como funciona o licenciamento de tecnologias universitárias no Brasil, uma vez que no Reino Unido as universidades constituem importantes fontes de inovação para as empresas. Neste sentido, Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologias da Inova Unicamp, explicou o trâmite de licenciamento de tecnologias no Brasil e apresentou para o grupo o portfólio de tecnologias da Universidade, disponíveis para o licenciamento. Os representantes também abordaram a possibilidade de novas parcerias com a Unicamp.

Projetos em cooperação

A Agência de Inovação Inova Unicamp possui dois projetos de cooperação com organismos britânicos. Com o objetivo de promover a interação da Unicamp com a Universidade de Cambridge, o primeiro projeto é financiado pelo Governo do Reino Unido por meio do Department for Business Innovation Skills. O aprimoramento das práticas de comercialização de propriedade intelectual no Brasil e análise das principais barreiras à inovação no país, bem como das políticas de estímulo a inovação no Reinado Unidoé o objetivo do segundo projeto, também realizado em parceria com a Universidade de Cambridge e financiado pelo Prosperity Fund, fundo do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.