Professor Milton Mori é o novo diretor executivo da Inova Unicamp

Texto: Vanessa Sensato / Foto: Antoninho Perri

A partir do dia 16 de maio, a Agência de Inovação Inova Unicamp possui um novo diretor executivo. Quem assume o cargo é o engenheiro químico Milton Mori, que substitui Roberto de Alencar Lotufo, diretor dos últimos nove anos. Além de acadêmico de amplo reconhecimento, Mori tem vasta experiência na área de gestão. Foi, por duas vezes, diretor da Faculdade de Engenharia Química e também diretor da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) entre 2007-2009.

Mori tem a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de gestão da inovação na Unicamp, universidade com os melhores resultados na área no país. De acordo com o diretor, sua principal meta é a de ampliar ainda mais o impacto da pesquisa da universidade junto à economia regional e nacional. “Além do foco no licenciamento de tecnologias desenvolvidas na Unicamp, também vamos colocar mais força na área de parques científicos e tecnológicos”, antecipa o professor. Mori explica que o objetivo é trazer mais recursos para a universidade e criar mais oportunidades de colaboração com empresas inovadoras.

Para o reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, “a nova direção implantará o Programa de Gestão escolhido pela comunidade para o período 2013 – 2017, que busca avanços ainda mais significativos nas relações da Unicamp com a sociedade, fazendo chegar até ela o resultado das pesquisas e do desenvolvimento de produtos e serviços que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Sobre Milton Mori

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1972), Mori possui mestrado em Engenharia Nuclear – The University of Michigan (1979) e doutorado em Engenharia Nuclear – North Carolina State University (1983). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas e coordenador do Laboratório de Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGE). À frente do PQGE desde 1984, captou recursos financeiros para a execução de 65 projetos, sendo  37 financiados por indústrias, tais como Petrobras, Basf, Rhodia, Ripasa S. A. e Votorantim.

Mori foi presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) entre 2006-2008 e editor-chefe da revista (ISI)- Brazilian Journal of Chemical Engineering entre 1994 e 2007. Nos anos de 1995 e 1998 recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” pela Unicamp e o Prêmio Fundação Vitae em 1998, além de outros prêmios em parceria com docentes e alunos, com destaque para o último 5º Prêmio Petrobras de Tecnologia em 2011 com a  professora Gabriela Lopes, da UFSCar.