Aplicativo desenvolvido no IB está disponível para download

Natasha Szejer

Desde o dia 10 de maio está disponível para download, para as plataformas iOS e Android, o BioTest, aplicativo desenvolvido no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. Inspirado no jogo da forca, o jogo contém mais de 1200 perguntas agrupadas por categorias como biologia celular, botânica, bioquímica e fisiologia. Elaborado pelo professor Eduardo Galembeck em conjunto com o Engenheiro de Computação Rodrigo Takase, o BioTest pode ser jogado por qualquer um que tenha algum conhecimento na área da biologia já que existem desde questões muito elementares até mais sofisticadas. Segundo Galembeck, “o interessante no estilo jogo da forca, é que o jogador pode fazer tentativas com as letras e aprender enquanto joga”.

O jogo dispõe de três níveis de dificuldade: fácil, difícil e visual. As questões ilustradas “ajudam a compreender muitos conceitos por meio do uso de imagens muito presentes no ensino de Biologia”, conta Takase. Segundo o Professor Galembeck, “o intuito é que os jogadores estejam em contato com os termos específicos difíceis de memorizar e aprendam sobre a biologia de forma mais divertida comparando o desempenho com outros jogadores por meio do ranking exibido”.

A comercialização tem sido um sucesso no Brasil e alcançou o 1º lugar entre os Aplicativos Pagos para iPhone na categoria Jogos/Educação e o 2º lugar na categoria Jogos/Palavras na AppStore brasileira. No Google Play o BioTest alcançou o 32º  lugar entre os aplicativos pagos na categoria Jogos de Raciocínio. Para os usuários da plataforma Android o aplicativo pode ser baixado por R$ 2,00 e aos que utilizam o iOS, o custo é de R$ 4,00.

Para ampliar a divulgação do jogo foram produzidos um hotsite bilíngue e um vídeo de divulgação em inglês uma vez que o BioTest  pode ser jogado em dois idiomas: em português e em inglês. Nas redes sociais, a divulgação já se espalhou entre blogs de jogos e educação além dos próprios usuários que também divulgam. Segundo Takase existem outras campanhas de divulgação planejadas, como o patrocínio no CAEB (Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia) e divulgação fora do Brasil.

O licenciamento do aplicativo, no fim de 2012, foi intermediado pela Agência de Inovação Inova Unicamp para a Takase & Dias Engenharia da qual Takase é sócio. A empresa oferece consultorias na área de engenharia, desenvolvimento e venda de software além de comercializar o BioTest.