Rede europeia de interação entre pesquisadores é lançada no Brasil

A direção-geral de pesquisa e inovação da Comissão Europeia lançou, na última sexta-feira (10), na sede do CNPq, em Brasília (DF), a EuraxessLinks Brasil, uma rede de contatos voltada para pesquisadores, cientistas e estudantes europeus e brasileiros com informações sobre financiamentos, políticas de pesquisa e projetos. A Euraxess Links é o braço internacional de Euraxess – Researchers in Motion e está voltada à mobilidade dos pesquisadores.

Entre os objetivos da rede está ajudar pesquisadores europeus que trabalham no Brasil a manter o contato entre si e com a Europa. Ela também é aberta a pesquisadores, cientistas e alunos brasileiros e visa promover a cooperação científica entre Europa e Brasil, além de reforçar a Europa como um destino de excelência na investigação científica.

Segundo o chefe do setor de Pesquisa e Inovação da delegação da União Europeia no Brasil, Piero Venturi, a proposta da iniciativa, inédita na América Latina, é tornar-se um instrumento útil aos cientistas e estudantes brasileiros que queiram ir para a Europa e, ao mesmo tempo, uma ferramenta importante aos pesquisadores europeus que desejam vir para o Brasil.

A escolha pela parceria com o Brasil, explica Venturi, se deve a quantidade de cooperações em andamento e, também, pelos trabalhos de relevância internacional desenvolvidos em solo nacional. Mas, completa ele, o País ainda está abaixo do real potencial no ranking dos atores mais colaborativos com o continente.

“Nós queremos desenvolver mais projetos com o Brasil. Atualmente há trabalhos com diversas instituições, mas queremos o envolvimento de mais institutos de pesquisa, universidades e empresas”, explicou. O dirigente lembrou que temas como biotecnologia, nanotecnologia e transporte são áreas de interesse comum que demandarão cooperação.

Além do acesso a atividades de pesquisa, a rede oferecerá assistência aos pesquisadores no desenvolvimento da carreira e na busca de profissionais por parte das entidades de pesquisa com vistas ao aumento da “circulação de talentos” em nível mundial.

Oportunidade

O  coordenador de Cooperação Multilateral do CNPq, Paulo Siqueira, acredita que o programa será benéfico ao Brasil. Apesar da possibilidade de perder profissionais para a Europa, Siqueira diz que não é necessário ter medo da rede.

“Nós estamos em um mundo globalizado. Essa é uma oportunidade para que os profissionais possam se qualificar e trazer o conhecimento teórico, além de novas tecnologias que possam ser desenvolvidas no Brasil”, enfatiza.

Para Siqueira, as universidades também saem ganhando, pois terão visibilidade no exterior. Segundo ele, o processo de internacionalização de instituições de ensino superior é um dos grandes eixos da Euraxess.

Divulgação

Para disseminar a ideia pelo País, a Euraxess promoverá uma série de eventos. O primeiro deles, que ocorrerá nesta terça-feira (14), na Universidade de São Paulo (USP), mostrará o caráter multidisciplinar da iniciativa e apresentará oportunidades de colaborações.

Interessados em conhecer as informações do programa poderão acessá-las, de forma gratuita, pelo site brazil.euraxess.org. Os candidatos podem participar de uma comunidade com mais de 60 mil cientistas cadastrados, onde haverá troca de informações sobre assuntos importantes do setor. Quem se inscrever ainda receberá semanalmente uma newsletter com novidades, oportunidades de trabalho conjunto e fomento para pesquisas.

O programa manterá dois representantes em Brasília para facilitar a articulação entre o candidato e a iniciativa. Para entrar em contato com os profissionais basta enviar um email para brazil.euraxess.net ou contatá-los pelo telefone (61) 8302-7600.