Tecnologia prevê economia de 20% da bateria de dispositivos móveis

Fonte: Portal G1

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um sistema  que promete gerar economia de 20% da carga da bateria dos smarthphones e dispositivos móveis. O maior tempo de uso é possível  por causa de um modelo matemático voltado para o uso otimizado da energia para a transferência de dados pela rede de terceira geração (3G). A inovação não leva em consideração as baterias estendidas (segundo dispositivo acoplado) ou em colocar o aparelho no “modo avião”, que impossibilita a conexão e chamadas. No entanto, para o consumidor ser beneficiado é preciso ainda o interesse dos fabricantes. O pedido de patente já foi depositado pela Agência de Inovação Inova Unicamp junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Segundo o professor do Departamento de Informática da Faculdade de Tecnologia e coordenador do desenvolvimento do sistema, o físico Varese Salvador Timóteo, o dispositivo é implementado por meio de um programa integrado ao software de fábrica, uma espécie de sistema embutido do aparelho. “A preocupação surgiu quando comparamos o desempenho das baterias com a rede.

Em um smartphone 3G, com a rede de dados ativa, troca de informações, tráfego de multimídia, o consumo de energia é alto. Com isso, a bateria dura algumas horas e você precisa ficar plugado, recarregando”, explica o professor.

Parâmetros
Os pesquisadores analisaram os parâmetros da rede, as transições e as condições de tráfego para buscar a nova tecnologia. “Analisamos em fases o melhor momento de ativar e desativar os canais de dados, conhecer como ocorre esse tráfego, o pacote de dados”, explica.

A ideia prevê uma dinâmica no temporizador, que é estipulado pelas operadoras. Com o sistema a transição passaria a ser feita com base em um modelo acoplado ao software que processa os dados no telefone. “A inovação escolhe com base na observação do tráfego de pacotes, qual é o melhor valor para o temporizador”, disse Timóteo.