Governador do Espírito Santo participará da XIII Conferência Anpei em Vitória

Renato Casagrande abrirá o evento, que se realizará entre os dias 3 e 5 de junho no Centro de Convenções da capital

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, vai participar da abertura da XIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que se realizará em Vitória, entre os dias 3 e 5 de junho. Ele foi convidado no dia 15 de abril pelo presidente da Anpei, Carlos Calmanovici, e pelo coordenador geral da Conferência, Mario Barra, para participar do evento. O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), Jadir José Péla, e o de Desenvolvimento, Nery Vicente Milani de Rossi, também estavam presentes na reunião com o governador, além de representantes do Sebrae, da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) e das associadas Vale, WEG, Fibria e Samarco, apoiadoras do evento.

“Estamos felizes com a realização da Conferência em nosso Estado. Lançamos o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PROEDS), e o evento vem em um momento importante, para fortalecer esse nosso movimento”, afirmou Casagrande. “É um privilégio trazer a Conferência para o Estado e ter o governo engajado. A missão da Anpei é promover a inovação com o objetivo de agregar competitividade às nossas empresas, como ferramenta de negócios. A Conferência atende justamente a esse papel”, disse Calmanovici.

“Estamos promovendo a inovação tecnológica, queremos ver o grande ativo de nosso País, as empresas, se fortalecerem, se rejuvenescerem, se reinventarem”, acrescentou Mario Barra. Ele explicou que as discussões na XIII Conferência Anpei seguirão duas vertentes. A primeira, do ganho de competitividade por meio da inovação e da agregação de valor local; e a segunda, a inovação aberta, em que as empresas e instituições de ciência e tecnologia interagem e atuam em rede na sociedade do conhecimento atual.

O governador Renato Casagrande se envolveu com a área de ciência, tecnologia e inovação quando ocupou os cargos de deputado federal e senador no Congresso, entre 2003 e 2010. Foi coordenador da Frente Plurissetorial em Defesa da C,T&I, participou da Comissão de C&T da Câmara e manteve sua liderança, como relator do projeto de lei que criou a Lei de Inovação federal. “Isso me deu base para chegar ao governo do Espírito Santo e fortalecer o Sistema Estadual de C,T&I”, disse ele.

Em sua gestão, foram ampliados os recursos do Fundo Estadual de C&T e do programa Nossa Bolsa, que concedeu auxílio financeiro para mais de 2 mil alunos carentes cursarem faculdades privadas no Estado. Ele também obteve a aprovação da Lei de Inovação estadual na Assembleia Legislativa, criou o Fundo de Inovação, que terá R$ 30 milhões.

Casagrande comentou que o PROEDS, cujo objetivo é aumentar a eficiência e a competitividade do Estado, prevê forte articulação com o setor privado. “Queremos aproveitar e difundir as boas experiências das empresas do Estado e de outros locais para aumentar a competitividade de setores”, afirmou. “Quando trazemos a Conferência da Anpei para cá, estamos apresentando as boas experiências desenvolvidas pelas empresas no Brasil”, continuou.

O Espírito Santo tem uma economia baseada fortemente em commodities. “E esse é o desafio da inovação: queremos agregar valor, diversificar mais nossa economia”, afirmou. O governador destacou que hoje o Estado pratica uma agricultura com alta tecnologia, citando o trabalho do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na área de cafeicultura. “Mas não tem como ser competitivo, ter inserção nacional ou internacional, só com commodities e é importante termos exemplos de inovação que possam ser referências para outras empresas e outras regiões”, comentou.