PIBITI recebe inscrições até 14 de abril

Adriana Arruda

Estão abertas as inscrições aos alunos da graduação da Unicamp para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que tem por objetivo estimular os jovens do ensino  superior em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e  processos de inovação. O programa é coordenado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp. Alunos interessados podem se inscrever até o dia 14 de abril através do site da PRP e, para participarem do processo seletivo, devem estar regularmente matriculados em qualquer semestre do curso de graduação. O valor da bolsa é de R$ 400 mensais e o projeto possui foco em inovação tecnológica.

De acordo com Roberto Lotufo, diretor executivo da Inova Unicamp, as bolsas do PIBITI possuem as mesmas normas e calendário do já conhecido PIBIC (Projetos de Iniciação Científica), mas diferem em seus resultados esperados. “Os projetos no escopo do PIBITI são um pouco distintos dos projetos na iniciação científica, pois têm o foco em inovação”, explica.

Os projetos PIBITI podem ser apresentados em seis categorias:

Prova de conceito (continuidade do desenvolvimento da tecnologia ou protótipo de uma patente existente para se tornar mais atrativa para licenciamento);

Prospecção de mercado e de empresas interessadas no desenvolvimento da tecnologia patenteada;

– Projetos de prospecção do potencial de inovação dos resultados de pesquisa de um grupo de pesquisa, que pode ser ou não do orientador;

– Projetos de inovação colaborativa com empresas, com convênio já existente;

– Projetos com desenvolvimento de modelo de negócios sobre uma tecnologia;

– Projetos de gestão da inovação de empresas start-up.

Clique aqui para mais informações sobre inscrição e documentação.

Apoio da Inova Unicamp

Neste ano, a Inova Unicamp oferece um auxílio direto aos alunos interessados pelas bolsas PIBITI. “Após a escolha de uma categoria de projeto e uma área específica de interesse, o aluno poderá procurar a Inova Unicamp para a discussão de sua proposta. A Agência também pode ajudar o aluno a localizar um docente para auxiliar na elaboração da proposta, que não necessariamente será seu orientador”, explica Lotufo. Interessados em obter o apoio da Inova devem entrar em contato através do e-mail empreender@inova.unicamp.br.