Pedidos de patentes de empresas brasileiras crescem menos que a média

Os pedidos de registro de patentes solicitados por companhias brasileiras aumentaram apenas 4,1% em 2012, bem abaixo do crescimento de 15,6% verificado em 2011, de acordo com dados preliminares da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi).

O desempenho brasileiro na área de inovação em 2012 ficou também inferior à alta de 6,6% nos pedidos globais de registro de patentes.

Dos 194.400 pedidos feitos em 2012, apenas 587 (0,30%) vieram do Brasil. China, Japão e EUA foram responsáveis por 75% do crescimento nos pedidos no ano passado.

Comparados aos outros países integrantes do Brics, o Brasil só supera a África do Sul, que solicitou registro de 302 patentes. A China teve 18.627 pedidos (9,6% do total), a Índia, 1.208, e a Rússia, 958.

A Ompi não mostra nenhuma empresa brasileira entre na lista das 50 que mais pediram registro de patentes em 2012. A ZTE, da China, está em primeiro lugar, com 3.906 demandas no período.

No ranking de universidades, também não há brasileiras, enquanto instituições da China, Malásia e Israel aparecem na lista ao lado das americanas.

(Com informações do Valor Econômico)

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.