Inscrições abertas para curso sobre incubadoras

Entre os próximos dias 18 e 21 de março, a Anprotec e o Sebrae realizarão o curso “Planejamento e Gerenciamento de Incubadoras” na cidade de Maceió (AL). Organizado pela Rede Alagoana de Incubadoras de Empresas (RAIE), o curso conta com 32 horas de aula e é voltado a dirigentes e técnicos de instituições que desejam implantar uma incubadora, bem como aos gestores e colaboradores de incubadoras já existentes. “O movimento de empreendedorismo inovador brasileiro cresceu e se diversificou muito nos últimos anos, registrando uma natural renovação de seus quadros, que agora demandam por novas oportunidades de capacitarão e troca de experiências.Esse curso, por um lado, permite integrar gestores de incubadoras e representantes institucionais com interesse em estruturar suas incubadoras, e de outro permite acesso à experiências de sucesso, com instrutores gabaritados”, afirma o coordenador da RAIE, Josealdo Tonholo.

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência de Tecnologia e Inovação de Alagoas (SECTI-AL), João Geraldo de Oliveira Lima, o crescimento do número de empresas incubadas motivou o Estado a sediar o curso. “O movimento de incubadoras vive um momento ímpar em Alagoas, com o fortalecimento da RAIE e o crescimento do número de empreendimentos apoiados. Atualmente temos na rede cinco incubadoras – IET, Incubal, NIEP, Incla e Unitec – que apóiam mais de 60 empresas, gerando aproximadamente 300 empregos diretos. Esse cenário nos motivou a procurar a Anprotec, a fim de formar novos quadros para as instituições instaladas e novas incubadoras que podem vir a surgir”, explica.

O curso faz parte da Matriz Educacional Sebrae-Anprotec e está alinhado às diretrizes do modelo Cerne. As aulas serão realizadas na Casa da Indústria Napoleão Barbosa (Av. Fernandes Lima, 385 Farol,  Maceió – AL) e a taxa de inscrição custa R$ 620,00 para associados à Anprotec e R$ 830,00 para não-associados.  Os interessados devem preencher e enviar o Formulário de Inscrição até o próximo dia 8 de março.

As vagas são limitadas (25 no total). “Conhecendo a excelência dos cursos promovidos pela Anprotec, esperamos receber representantes de todo o Brasil para uma rica troca de experiências  e para um belo aprendizado focado nesse novo modelo de incubação que se apresenta com o Cerne. Logo o curso servirá não só para o novatos nas incubadoras, mas também para os atuais gerentes reciclarem seus conhecimentos em um novo momento da economia e dos arranjos institucionais”, conclui Lima.

A realização do curso conta com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), do Centro Universitário Cesmac e do Senai Alagoas. Também apoiam a iniciativa a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).