BNDES fica sócio de empresa campineira

Banco investe R$ 139 milhões em companhia de telecomunicações

Planta da Padtec, no Polo de Alta Tecnologia de Campinas: empresa emprega atualmente 360 pessoas e com os aportes do BNDES, o quadro deve subir para 700 funcionários

Adriana Leite – Foto: Cedoc/RAC

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai injetar R$ 139 milhões na empresa campineira de tecnologia Padtec. Referência na área de telecomunicações, a companhia receberá R$ 110 milhões, por meio do BNDESPAR, para a entrada do banco de fomento como sócia da empresa. Os outros R$ 29 milhões virão como um financiamento para o desenvolvimento de novos produtos. Dois sócios atuais – Ideiasnet e executivos do grupo — vão subscrever ações da empresa em operação, que somada ao aporte do banco, irão elevar o capital da Padtec para R$ 167 milhões.

O potencial de crescimento da companhia e a tecnologia de ponta gerada pela Padtec foram fatores fundamentais para que o BNDES decidisse ser sócio da empresa. O banco terá 20% do capital. Além da Ideiasnet (34,2% do capital) e dos empreendedores da empresa, o CPqD faz parte do grupo e é o maior acionista. De acordo com comunicado da Ideiasnet (companhia com capital aberto em bolsa de valores) ao mercado neste mês, a injeção de recursos irá elevar a valorização da empresa a R$ 600 milhões. Segundo a nota, o faturamento da Padtec atingiu R$ 260 milhões em 2012.

A gerente da Área de Capital Empreendedor (ACE) do BNDES, Irecê Loureiro, afirmou que o processo para a aquisição de ações da Padtec, que é uma S/A de capital fechado, demorou um ano para ser concretizado. “A empresa já havia tomado um empréstimo de uma linha de inovação do BNDES. O banco começou o diálogo com o grupo de empreendedores no ano passado e agora fizemos a divulgação do acordo que foi fechado”, comentou. Ela detalhou que R$ 110 milhões serão usados para o ingresso no capital da Padtec. “Também foi concedido um financiamento da linha de inovação para a criação de novos produtos” , ressaltou.

Irecê afirmou que um dos objetivos do banco de fomento, por meio do BNDESPAR, é buscar oportunidades de participar de negócios que sejam importantes estrategicamente para o País. “A área de tecnologia e inovação é uma das prioritárias para o desenvolvimento do Brasil. A Padtec é uma empresa muito inovadora e com grande potencial de crescimento. Ela é uma referência na área de telecomunicações e desenvolve produtos que terão grande demanda no mercado nos próximos anos” , disse.

A gerente da Área de Capital Empreendedor (ACE) do BNDES afirmou que a perspectiva dos investidores é que a participação também traga um incremento no faturamento e, futuramente, a abertura de capital da Padtec. Ela salientou que o fechamento do acordo para entrar na sociedade passou pela análise do plano de negócios da companhia. Irecê comentou que no caso do financiamento as linhas do banco oferecem vantagens e são quitadas em média em seis anos.