INPI e Anpei assinam acordo para fortalecer cultura de PI no Brasil

O presidente do INPI, Jorge Avila, e o secretário executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Naldo Dantas, representando o presidente da Anpei, Carlos Eduardo Calmanovici, assinaram na manhã desta terça-feira, 4 de dezembro, um acordo de cooperação técnica entre as entidades, durante uma Workshop sobre o tema, na sede do INPI, no Rio de Janeiro.

Esse acordo de cooperação técnica tem como objetivo principal fortalecer a cultura da proteção do conhecimento; da transferência de tecnologia e de Propriedade Industrial (PI). Promoverá um melhor entendimento e uso do sistema de PI como fator estratégico à inovação tecnológica, por parte das empresas brasileiras, dos gestores de tecnologia, de representantes do governo e das instituições parceiras.

O INPI, no âmbito do Observatório, e a Anpei irão realizar atividades baseadas em monitoramento, mapeamento e prospecção tecnológica, a fim de gerar informações estratégicas para o aumento da competitividade das empresas brasileiras. Tal atividade fortalece a inserção da PI como ferramenta de estímulo à inovação tecnológica na agenda política do País, visando  à elaboração e implementação de políticas de governo voltadas para o incentivo à competitividade  de organizações brasileiras.

Essa parceria irá propiciar a devida capacitação e apoio aos técnicos da Anpei nos processos de gestão do esforço inovador das empresas nacionais, através do EducAnpei, programa criado pela  Associação,  que oferece uma agenda de cursos e workshops para capacitação de profissionais  para que estes obtenham desempenho qualificado nas atividades relacionadas à inovação.

Em 2013, será lançado o  projeto de Rotas de Desenvolvimento Profissional, cursos  agrupados e correlacionados que permitem ao profissional, de acordo com sua experiência e o momento de sua carreira, especializar-se em determinados temas de inovação. Uma dessas Rotas terá como conteúdo principal a Gestão da Propriedade Intelectual e a parceria com o Instituto virá viabilizar esta rota, por meio do desenvolvimento e aplicação de todo este conteúdo.

 Foto: Bruna Gonçalves / INPI

Naldo Dantas e Jorge Avila formalizam parceria entre a Anpei e o INPI