MEC e MCTI apoiam projetos de estímulo à realização de olimpíadas científicas

O MCTI e o Ministério da Educação (MEC) disponibilizaram R$ 3,3 milhões para apoiar projetos de melhoria dos ensinos fundamental e médio, além de incentivar jovens talentos a seguir carreiras técnico-científicas. As propostas são voltadas à realização de olimpíadas científicas de âmbito nacional. Interessados têm até o dia 22 de novembro para enviar os trabalhos.

Para ter o trabalho validado o candidato responsável pela apresentação da proposta deve possuir, obrigatoriamente, o título de doutor e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, além de ser o coordenador do projeto e possuir vínculo formal com a instituição que executará o projeto, que poderá ser: entidade de ensino superior, pública ou privada sem fins lucrativos; instituto e centro de pesquisa e desenvolvimento, público ou privado sem fins lucrativos; e empresa pública, que execute atividades de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação. A equipe técnica poderá ser constituída por pesquisadores, alunos e técnicos.

Os recursos serão destinados ao financiamento de itens de custeio (material de consumo, serviços, passagens e diárias, por exemplo) e de capital (como material bibliográfico e permanente, além de equipamentos). Com execução no prazo máximo de 12 meses, as propostas devem ser caracterizadas como olimpíadas científicas de alcance nacional.

Em relação ao montande do edital, R$ 1 milhão provêm de recursos orçamentários do CNPq/MCTI; R$ 1 milhão, da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), para o exercício de 2012; R$ 1 milhão, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC); e R$ 300 mil, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI).

Para mais informações sobre o edital acesse este link.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MCTI)