Capacitação é peça-chave para a área de inovação

Os países latino-americanos apresentam estágios diferentes em relação à institucionalização de políticas e ao quadro regulatório voltado para o estímulo à inovação, transferência de tecnologia, gestão de propriedade intelectual. Essa diferença se reflete no grau e efetividade das interações entre universidades, instituições de pesquisa, empresas e outras organizações da sociedade na concretizaçao de açoes decorrentes dessas políticas. No Chile, por exemplo, as universidades estatais e privadas operam sem regulação. ?Não temos um marco legal como a Lei de Inovação brasileira, mas isso não representa um problema?, afirmou Jorge Fuentes, do NEOS, escritório privado de transferência de tecnologia daquele país. No Uruguai a estruturação de uma política de transferência de tecnologia e inovação é recente.
Fonte: Portal da Unicamp