Nanotecnologia da Unicamp vai à Nanotec 2006

A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, vai levar oito projetos de nanotecnologia para a Nanotec Expo 2006, Feira de Nanotecnologia, que acontece entre os dia 6 e 8 de novembro em São Paulo.

&nbsp.

A Unicamp desenvolve nanotecnologias em diversas áreas do conhecimento. A multiplicidade de pesquisas se reflete no conjunto de projetos a serem apresentados na Nanotec Expo 2006. São quatro projetos do Instituto de Química (IQ), dois do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), um da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), e um da Faculdade de Engenharia Química (FEQ).

&nbsp.

Na área da saúde, onde a nanotecnologia tem-se apresentado como tecnologia chave para o futuro, destaca-se o projeto de nanorobôs para a medicina, do professor Luiz Carlos Kretly. Ele explica que entre as múltiplas aplicações relatadas estão: disponibilizar drogas e fármacos ao nível de células e realizar cirurgias minimamente invasivas, como assistentes no processo inflamatório, manipulação de células, e recuperação de informações celulares. O projeto ?NEMS ? Nanorobôs para medicina e Investigação de ATPazi para nanomáquinas? é da FEEC.

&nbsp.

Na área de fármacos, a professora Maria Elena Santana, da FEQ, vai levar o projeto ?NanoBiotecnologia, Fármacos Inteligentes? à Feira. Ela explica que os fármacos desenvolvidos no projeto representam uma nova geração de medicamentos com características de maior eficiência terapêutica. ?São fármacos veiculados em nanopartículas, ou micropartículas, que diminuem os efeitos colaterais, ou podem ser administrados em doses e freqüência reduzidas, produzindo assim maior conforto e benefícios ao paciente?, afirma.

&nbsp.

O meio ambiente também é beneficiado pelas pesquisas em nanotecnologia. O Instituto de Química, unidade com maior número de patentes da Unicamp, leva quatro projetos à Nanotec. Um deles investiga o desenvolvimento de materiais nanoestruturados para conversão de energia solar em aplicações de grande importância tecnológica e ambiental. A professora Cláudia Longo coloca que um dos enfoques deste projeto é o desenvolvimento de células solares, dispositivos que convertem a energia solar em eletricidade. Outro enfoque é o desenvolvimento de sistemas para purificação de água. ?Utilizamos eletrodos de óxidos semicondutores&nbsp. para remover poluentes orgânicos em águas residuais através de um processo que envolve fotocatálise heterogênea?, explica.

Congresso Internacional

&nbsp.

Junto à Nanotec Expo 2006, acontece o 2° Congresso Internacional de Nanotecnologia. A agência de inovação Inova Unicamp, que organiza a participação desta universidade, levará dois palestrantes para o Congresso. O diretor executivo da Inova, Roberto Lotufo falará sobre a experiência da Inova Unicamp no registro de patentes em nanotecnologia. A apresentação será no dia 8 de novembro às 10h45 durante o painel: ?Uma questão crítica: o registro das patentes nanotecnológicas no Brasil?.

&nbsp.

Uéber Fernandes Rosário, gerente de parcerias de negócios da Inova, participará do painel ?Parcerias de Sucesso: Análise de Casos Reais?. Ele vai falar sobre a atuação da Inova no contexto das parcerias entre a Unicamp e empresas e sobre os ganhos para o pesquisador, as empresas e a Universidade. O painel acontece no dia 8 de novembro às 10h45.

Lista de Projetos da Unicamp para a Nanotec Expo 2006

&nbsp.

IQ – Projeto: Desenvolvimento de materiais nanoestruturados para conversão de energia solar/Profa. Dra. Ana Flavia Nogueira, Laboratório de Nanotecnologia e Energia Solar e Profa. Dra. Claudia Longo, Grupo de Fotoeletroquímica e Conversão de Energia.

IQ – Projeto: Nanotecnologia Patentes e Projetos de Parceria/Prof. Dr. Fernando Galembeck

IQ – Projeto: Encapsulação de fármacos em sistemas nanoparticulados (ciclodextrinas, lipossomas, micro/nano esferas e micro/nano cápsulas)/Prof. Dr. Francisco Pessine.

IQ – Projeto: Estudo de Nanocompósitos contendo Nanotubos de Carbono e Polímeros Biodegradáveis/Prof. Dr. Nelson Durán

IFGW – Projeto: Pontos Quânticos para Bio-Fotônica e Dispositivos Ópticos ultra-rápidos/Prof. Dr. Carlos Lenz César/CEPOF.

IFGW – Projeto: NanoAventura/Prof. Dr. Marcelo Knobel/DES.

FEEC – Projeto: NEMS ? Nanorobôs para medicina e Investigação de ATPazi para nanomáquinas/Prof. Dr. Luiz Carlos Kretly.

FEQ – Projeto: NanoBIOtecnologia – Fármacos Inteligentes/Profa. Dra. Maria Helena Andrade Santana, Departamento de Processos Biotecnológicos.

Vanessa Sensato

Agência de Inovação – Inova Unicamp