A Inova Unicamp apoia orientadores e orientandos dos programas de mestrado e doutorado da Universidade a realizarem defesas de dissertações e teses em sigilo, desde que haja como resultado algum conhecimento que possa ser patenteado.
As sessões em sigilos são importantes porque para se obter uma patente é necessário que a invenção seja inédita no momento do depósito junto ao órgão oficial, que no Brasil é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Isso significa que qualquer publicação aberta dos resultados da pesquisa antes do pedido formal de proteção, como publicação de artigo em revista científica, apresentação de trabalho em congresso e até mesmo defesas de dissertações ou teses, pode anular a novidade da invenção, evitando o seu patenteamento.
O sigilo das defesas acontece quando todas as pessoas presentes, membros da banca examinadora e convidados, assinam previamente um termo de confidencialidade. O procedimento é válido tanto para defesas presenciais quanto virtuais, conforme determina Resolução GR-090/2020. Na Comunicação de Invenção para Inova Unicamp, os inventores devem informar que a defesa foi realizada em sigilo e anexar o termo com as assinaturas.
A versão final da tese ou dissertação também deve ser mantida em sigilo, preservando assim a novidade para um futuro patenteamento. Informações sobre a formalização do sigilo da publicação na Biblioteca devem ser buscadas no Sistema de Bibliotecas da Unicamp.