Formação de Especialistas em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica capacita líderes para a transformação digital e a transição sustentável

Foto de uma sala de aula com várias pessoas. No primeiro plano, há mesas organizadas com notebooks e materiais de anotação. Ao fundo, um grupo de pessoas está reunido em frente a um quadro branco, discutindo um tema projetado no telão. O ambiente tem paredes brancas, cadeiras azuis e iluminação artificial. Os participantes estão concentrados na atividade. Fim de descrição.
Inscrições para o processo seletivo da 13ª turma devem ser feitas até o dia 10 de março

Texto: Redação Inova Unicamp | Fotos: Arquivo GEIT – Divulgação

Um espaço onde a inovação ganha vida e se transforma em estratégia: assim pode ser descrito o ambiente criado pelo curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (GEIT), oferecido pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (DPCT/IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com 23 anos de atuação, o programa já formou mais de 600 alunos, entre turmas abertas e in company, incluindo executivos, jovens talentos e pesquisadores acadêmicos, que compartilham experiências, debatem ideias disruptivas e, por vezes, lidam com atritos saudáveis que impulsionam soluções inovadoras. Nesta capacitação, teoria e prática se conectam para formar gestores capazes de criar portfólios estratégicos, planejar cenários em um futuro incerto, mas repleto de oportunidades, e desenvolver roadmaps tecnológicos – ferramentas para alinhar inovações às metas organizacionais e às demandas de mercado.

O professor Ruy Quadros, coordenador do GEIT e docente do DPCT/IG, reforça que o foco do curso está em preparar líderes para as transformações digitais e energéticas que redesenham o mercado.

“Nosso objetivo é capacitar profissionais para estruturar processos de inovação e desenvolver estratégias que impactem diretamente o desempenho organizacional. Por isso, formamos especialistas preparados para enfrentar os desafios da transição energética e digital”, explica Quadros.

Entre teoria e prática: conteúdos sólidos e visitas estratégicas

Segundo o docente, o curso abrange cinco grandes pilares que moldam a inovação nas organizações: estratégias, governança corporativa, gestão de portfólio, inovação aberta e integração com Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). São abordados temas como liderança, gestão da inovação, inteligência competitiva e tecnológica, além de métricas e avaliação de impacto nos negócios.

Além disso, o programa oferece visitas a empresas e organizações, acesso a uma rede de profissionais do mercado e uma intensa troca de experiências entre os participantes, ampliando o networking com outros líderes do setor.

“O que mais me impressionou foi a visão 360º sobre a gestão da inovação tecnológica. Além de trazer conceitos sólidos, o GEIT proporciona aplicação prática do conhecimento, além de fomentar uma rede de contatos em áreas que não tinha aprofundamento, como pesquisa e desenvolvimento”, exemplifica Amanda Silva, líder de dados para América do Sul na Cargill e aluna da 12ª turma do GEIT.

Foto de um grupo de pessoas reunidas ao redor de uma mesa. No centro da imagem, dois homens observam um tabuleiro de madeira com peças organizadas em um padrão. Outras pessoas ao redor também acompanham a atividade. O ambiente tem cortinas azuis ao fundo e iluminação artificial. Todos demonstram concentração e engajamento. Fim de descrição.

Participantes do curso em dinâmica para resolução de problemas

Silva destaca que as ferramentas e metodologias aprendidas ao longo do curso foram essenciais para o seu papel atual na instituição. “Conhecer a fundo a gestão de portfólios, o roadmap estratégico de tecnologia e a capacidade de desenhar cenários futuros foram ferramentas que apliquei diretamente em meu cotidiano, com grande impacto”.

Eduardo Vaz da Costa Júnior, gerente da unidade de negócios do programa Inova Talentos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e também aluno da 12ª turma, destaca a interação com os professores como um ponto alto da capacitação. “Eles trazem muita bagagem de conhecimentos acadêmicos e práticos. As visitas a empresas e instituições envolvidas com a inovação tecnológica nos proporcionaram aprendizados com exemplos reais e aplicação dos novos conceitos aprendidos durante o curso”.

Silva também reforça a importância da prática:

“Saímos do ambiente da sala de aula para entender a realidade do mercado. Em uma das visitas, aprendemos sobre Inteligência Artificial no campo e a ampliação das capacidades cognitivas em máquinas. Também conhecemos histórias de líderes mulheres de empresas globais, o que particularmente me trouxe muita inspiração”, exemplifica a aluna sobre os diferenciais do curso.

Outro aprendizado relatado por Silva foi a percepção de que a inovação não existe sem atrito. “Os professores estimulam debates saudáveis e nos desafiam a pensar de forma crítica e criativa. Isso é essencial em um ambiente de inovação”, reflete.

“A turma é um ativo do curso, se transformando em um laboratório vivo de aprendizado, conectando a academia à prática empresarial. Isso permite desenvolvimentos de soluções inovadoras e colaborativas no ambiente corporativo”, enfatiza o coordenador do curso, destacando a importância da interdisciplinaridade dos participantes.

Dessa forma, a especialização forma “líderes e especialistas para enfrentar os desafios da inovação no contexto da transformação digital, do empreendedorismo corporativo, da inovação aberta e da transição para uma economia sustentável”, conclui Quadros.

Inscrições para a 13ª turma

O GEIT está com processo seletivo aberto para a sua 13ª turma, voltada a profissionais de áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), inovação, transformação digital e novos negócios.

Foto de três homens em pé diante de um painel branco coberto por post-its amarelos. Um deles segura um caderno preto enquanto observa as anotações. O ambiente tem paredes brancas e outros papéis afixados com informações escritas à mão. O grupo parece estar analisando estratégias ou mapeando um processo. Fim de descrição.

Profissionais analisam painel de post-its em dinâmica de planejamento estratégico

A especialização é realizada pelo DPCT/IG da Unicamp, sob a responsabilidade do Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação (LabGETI) e por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). O início está previsto para março de 2025, com duração de dois anos e certificação pela Unicamp. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 10 de março, pelo site. A seleção inclui preenchimento de formulário, envio de currículo e carta de intenção, além de entrevista.

Com carga horária de 364 horas, divididas entre aulas presenciais e remotas, o curso oferece uma imersão em um ambiente de aprendizado prático, com docentes da Unicamp e, também, com professores e palestrantes convidados de outras escolas como da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e líderes de inovação de diversas empresas.

Os encontros online acontecem semanalmente, às sextas-feiras, das 18h30 às 23 horas. Já as aulas presenciais são mensais, às sextas-feiras, das 18h30 às 23 horas, e aos sábados, das 8h30 às 13 horas.

A iniciativa conta com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Informações completas sobre o processo seletivo, módulos do curso, corpo docente, investimento e cronograma estão disponíveis no site do GEIT/Unicamp.

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