Apresentações encerram segundo semestre da disciplina de empreendedorismo da Inova Unicamp

Em segundo plano, grupo de alunos da disciplina de empreendedorismo apresentam seu modelo de negócio. Em primeiro plano, demais alunos assistem à apresentação. Fim da descrição.

Pitch night teve apresentações de 16 modelos de negócios desenvolvidos por alunos das disciplinas AM037 e TP386, que contemplaram desde serviço para pets, reciclagem de bateria automotiva e até moda

Texto e foto: André Gobi – Inova Unicamp

No último dia 27 de novembro, a disciplina “Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo: Temas Contemporâneos” , oferecida pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas  (Inova Unicamp) para alunos da graduação (AM037) e da pós-graduação (TP386), teve seu encerramento com a execução do pitch night, onde ocorreram as apresentações dos modelos de negócios desenvolvidos pelos alunos matriculados na disciplina. 

Foram 16 apresentações de pitches, com projetos de negócios bastante variados, contemplando desde consultoria na área de governança ambiental, social e corporativa (ESG), reciclagem de baterias automotivas, educação, biocombustíveis, segmento pet e até moda. Cada grupo teve cinco minutos para apresentar seu pitch, com mais cinco minutos para que a banca avaliadora fizesse comentários. 

O intuito da pitch night é proporcionar aos alunos uma situação onde possam treinar suas habilidades de apresentação de negócios para possíveis investidores, exercitando a argumentação e convencimento da banca avaliadora.

O diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Renato Lopes, um dos membros da banca avaliadora, falou sobre a importância da disciplina e exaltou a variedade de projetos de negócios que os alunos desenvolveram durante o decorrer do semestre.

“A disciplina AM037 desempenha um papel muito importante, não apenas por trazer conceitos e metodologias atuais de inovação e empreendedorismo aos alunos, mas também por encorajá-los e prepará-los para desenvolverem um negócio com potencial de chegar ao mercado a partir de suas pesquisas. A variedade, maturidade e  riqueza dos projetos apresentados mostram como a disciplina tem sido importante para a disseminação desses temas na Universidade”, declarou Lopes.  

No segundo semestre de 2024, a disciplina contou com 90 alunos matriculados, além de 10 alunos que assistiram às aulas como ouvintes (quando não há validação de créditos).

Incentivo ao empreendedorismo na Unicamp

A disciplina “Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo: Temas Contemporâneos” integra o catálogo de Atividades Multidisciplinares (AM) para alunos de graduação e de tecnologia da Unicamp e seu código interno para matrícula é AM037 para alunos da graduação e TP386 para alunos da pós-graduação. Não é necessário, no entanto, vínculo formal com a Universidade para se matricular na disciplina e nem quaisquer outros pré-requisitos, desde que ainda haja vagas disponíveis. 

O principal objetivo das aulas que compõem a disciplina oferecida pela Agência de Inovação Inova Unicamp  é sensibilizar sobre o universo do empreendedorismo e da inovação, além de capacitar os alunos em temas e metodologias atuais, tornando o empreendedorismo uma opção de carreira. O curso conta com palestras de empreendedores, investidores, empresários e profissionais que fazem parte do ecossistema empreendedor da Unicamp.

A disciplina é ofertada semestralmente desde 2008 e já contemplou mais de 1500 alunos. Saiba mais sobre a disciplina e a abertura de novas turmas.  

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.