29 de novembro de 2024 Oficina de busca de anterioridade na Incamp encerra ciclo de capacitações da Inova Unicamp em 2024
Evento oferecido para alunos, docentes e pesquisadores da Universidade capacitou mais de 100 pessoas neste ano
Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Eli Machado – Inova Unicamp
A comunidade interna da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu, nesta terça-feira (26), a última oficina de busca de anterioridade em bases de patentes do ano. Realizada mensalmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, a atividade é voltada para docentes, alunos e pesquisadores da Universidade. A edição deste mês foi realizada no prédio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp).
Criada com o objetivo de capacitar os participantes a realizarem buscas de anterioridade nos mais diversos tipos de bases patentárias, a oficina passou por diversas unidades da Unicamp. Ao longo deste ano, as unidades do campus de Barão Geraldo, em Campinas, que receberam a atividade foram: a Faculdade de Engenharia Química (FEQ), o Instituto de Biologia (IB) e o Instituto de Química (IQ).
Para ampliar a abrangência de participantes e fortalecer a cultura de proteção da propriedade intelectual da Unicamp a outras unidades, a Inova Unicamp incluiu os campi de Piracicaba e de Limeira na programação. Assim, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), respectivamente. O conteúdo também foi ministrado no Prédio LIB e no Prédio Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.
Programa da Inova Unicamp capacitou mais de 100 pessoas
Ao longo do ano, as oficinas capacitaram mais de 130 pessoas, número que contempla integrantes de centros de pesquisa da Unicamp, alunos de graduação e pós-graduação, bem como docentes e demais interessados no tema.
Para além de conferir ferramentas e estratégias aos participantes, o conteúdo compartilhado demonstrou que a busca de anterioridade tem diversas aplicações. Entre os benefícios estratégicos dela, foram apontados a análise de tendências e a aplicação das ferramentas analíticas para dar maior robustez a estudos científicos, embasar pedidos de proteção da propriedade intelectual e até justificar solicitações de fomento e bolsas para pesquisa.
Mais do que pesquisar em bases de patentes, as palestras evidenciaram a importância de apresentar os dados obtidos nessas pesquisas de maneira atrativa. Para isso, foi apresentada a ferramenta Flourish, que ajuda a transformar números e dados em gráficos expositivos e que podem ser ainda mais interativos.
Conceitos de propriedade intelectual também foram abordados
A ementa da oficina foi criada estrategicamente para contemplar pessoas em diferentes níveis de conhecimento sobre o universo da propriedade intelectual (PI). Por isso, as atividades se iniciaram com uma introdução teórica sobre PI, perpassando por conceitos principais, aplicações no ramo da pesquisa, órgãos responsáveis pela regulamentação do sistema de patentes no país etc.
Na parte prática, as atividades propostas exploraram bases de patentes gratuitas e pagas, com conteúdos nacionais e internacionais. Foram demonstradas técnicas de pesquisa, como a busca booleana, e as particularidades de algumas ferramentas de busca, como o Orbit, oferecido pela Unicamp, e a base de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – que conta com um vasto repertório de contribuições brasileiras.
Oficina de busca de anterioridade seguirá em 2025
A expectativa é que mais unidades dos quatro campi da Unicamp possam receber edições futuras da oficina no próximo ano. Segundo o professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, “a oficina é o tipo de atividade que faz um trabalho de aproximação entre a Inova e a comunidade interna da Universidade, levando conhecimento sobre propriedade intelectual e as sobre as oportunidades que ela abre para contribuições em etapas posteriores da pesquisa”.
Ainda neste ano, a Inova realizou outras ações de comunicação voltadas ao fomento da cultura da propriedade intelectual e inovação, como as mentorias individuais em propriedade intelectual que sana dúvidas relacionadas à proteção de resultados de pesquisa entre os alunos e pesquisadores da Unicamp. O programa Inova em Ação também levou às unidades da Universidade explicações sobre o trabalho desenvolvido pela Agência de Inovação da Unicamp.
Para acompanhar atualizações sobre as futuras oficinas de busca de anterioridade, bem como outras atividades relacionadas, basta acompanhar a página dedicada, ou conferir a aba de eventos da Inova Unicamp.