Unicamp avança em patentes e inovação no ranking Times Higher Education (THE)

Foto de pesquisadora da Unicamp manuseando um equipamento de laboratório utilizado na produção de tecnologia que é inventora. A imagem conta com baixa iluminação e traz o equipamento em primeiro plano, com destaque para uma luz verde que sai dele. A mulher, por sua vez, está ao fundo, olhando para a ferramenta e manuseando um microdispositivo. Ela usa óculos e luvas azuis de laboratório. Fim da descrição.
Pontuação da Universidade Estadual de Campinas na categoria indústria e patentes tem como métricas trabalhos desenvolvidos pela Inova Unicamp

Texto: Isabele Scavassa e Ana Paula Palazi – Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um avanço no ranking elaborado pela Times Higher Education (THE), subindo de 65,6 pontos em 2023 para 76,7 pontos em 2024 na categoria indústria. O segmento mede a capacidade da Universidade de ajudar a sociedade com inovações por meio de patentes, transferência de tecnologias e pesquisas e desenvolvimento conjunto com o setor empresarial, que são atividades  desenvolvidas e metrificadas  na Universidade pela sua Agência de Inovação Inova Unicamp. 

O resultado impulsionou a Universidade na classificação geral, na qual a Unicamp aparece entre a 351ª e a 400ª posição, ao lado de outros quatro grandes pilares analisados pelo ranking THE: Educação, Ambiente de Pesquisa, Qualidade de Pesquisa e Perspectiva Internacional. Atualmente, a Unicamp é a segunda melhor universidade do Brasil, e figura entre as 20% melhores do planeta, de acordo com o World University Rankings 2025, divulgado nesta semana. Entre as brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou a primeira posição.

“A Inova Unicamp desempenha um papel importante nesse cenário, atuando estrategicamente na proteção da propriedade intelectual da Unicamp, conectando a Universidade com o setor empresarial, estimulando a transferência de tecnologias que geram inovação e fomentando o empreendedorismo tecnológico e a criação de empresas spin-offs acadêmicas,  critérios de avaliação Ranking THE”, comentou o professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Inovação garante destaque em mais de uma classificação  

O desempenho da Unicamp na classificação de impacto em indústria, inovação e infraestrutura, que se refere ao objetivo 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), também registrou um salto e subiu 22 posições de um ano para outro. Em 2023, a Unicamp estava em 82º lugar e agora ocupa a 58º posição no levantamento mundial.

“Importante destacar que a Unicamp vem galgando posições nas avaliações dos rankings, seja na classificação geral a nível mundial, passando no THE de uma posição situada entre 401 e 500 para uma entre 351 e 400 nas últimas duas avaliações e mantendo a segunda colocação a nível nacional”, disse o reitor da Unicamp, o professor Antonio José de Almeida Meirelles, ao Jornal da Unicamp.

A lista geral divulgada em outubro analisou mais de duas mil universidades de 115 países. Pela primeira vez desde o lançamento do ranking, o Brasil encontra-se entre os 20 países mais bem colocados

Leia mais: Inovação foi a maior nota da Unicamp no ranking THE Impact 2024

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.