Inova Unicamp abre cadastro de mentores para suas atividades de 2025

Na imagem, alunos escutam atentamente a fala de uma mentora.

O cadastro para mentores é voluntário e qualquer pessoa pode participar, desde que conheça a ferramenta Business Model Canvas. A atividade de mentoria fortalece o ecossistema de inovação e empreendedorismo tecnológico da Unicamp. 

 

Texto: Caroline Roxo – Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp 

 

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) abriu um formulário de inscrição para interessados em atuar como mentores de negócios em 2025. A iniciativa visa fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo tecnológico do ecossistema ao redor da Universidade e comemora o Dia Internacional do Mentor, celebrado em 27 de outubro. O objetivo é atrair mais pessoas dispostas a colaborar com os programas da Inova. Para participar, basta ter conhecimento com a ferramenta Business Model Canvas; a área de atuação ou formação acadêmica é livre. Acesse aqui e cadastre-se

A atividade de mentoria é voluntária e pode ser realizada de acordo com a disponibilidade da pessoa mentora. Ao final de cada ano, os envolvidos que atuaram como mentores e/ou avaliadores dos programas da Inova recebem certificados que comprovam sua participação. “Além do conhecimento técnico, precisamos do comprometimento com o prazos e interesse em apoiar alunos de ensino médio, de graduação, de pós-graduação e outras pessoas interessados em empreendedorismo e inovação”, comenta Kátia Kishi, supervisora de comunicação na Inova Unicamp, área responsável pela organização das competições Desafio Unicamp e Inova Jovem. 

Os mentores contribuem em várias frentes ao longo do ano, como no Desafio Unicamp, apoiando o desenvolvimento de negócios tecnológicos, e no Inova Jovem, introduzindo alunos do ensino médio ao empreendedorismo. Haroldo Pereira, mentor no Desafio Unicamp em 2024, relata a importância de compartilhar sua experiência com a equipe EngBio, vencedora da categoria Voto Popular. 

Pude compartilhar minhas idéias por meio de reuniões, apresentação do que é praticado no mercado e, até mesmo, conceitos técnicos para melhorar o desempenho dos alunos mentorados. Foi uma experiência fantástica e pretendo participar nas próximas edições”, diz o mentor. 

Pereira, mestre em Engenharia Agrícola pela Unicamp e com mais de 10 anos de experiência na área ambiental, aceitou o convite para mentorar após ter participado e vencido o Desafio Unicamp em 2019, em que vivenciou a importância dos mentores. 

A bióloga Fabiana Kuhne, mentora do Inova Jovem há dois anos, destaca que a mentoria é enriquecedora para ambos os lados: “Os grupos têm acesso a conhecimentos que os impulsionam, e nós, mentores, ganhamos com a troca de experiências e a ampliação das redes de relacionamento”. Em 2024, foram 34 sessões de mentorias no Inova Jovem e 48 sessões no Desafio Unicamp, todas realizadas em ambiente virtual.  

Além das competições de estímulo ao empreendedorismo, a Inova Unicamp também conta com o apoio dos mentores voluntários para mentorar startups incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Neste caso, é possível oferecer mentorias especializadas sobre uma área específica, como finanças ou marketing, ou contribuir para validações de modelos de negócio. A Inova Unicamp também aciona mentores para outras atividades ao longo do ano, incluindo mentorias para grupos de empreendedores de outros países, como as realizadas no Global Partners. 

Todas as vagas e oportunidades para mentorar serão comunicadas prioritariamente aos cadastrados no banco de mentores. O formulário de inscrição ficará disponível continuamente e pode ser compartilhado, incentivando mais profissionais a contribuir para a formação de empreendedores.

Inscreva-se aqui! 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.