8 de outubro de 2024 Folha de S.Paulo | Nova tecnologia promete detectar HPV de forma rápida e barata
Uma tecnologia desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que permite a detecção rápida do vírus do papiloma humano (HPV), foi destaque em matéria da Folha de S.Paulo. A invenção, desenvolvida a partir de uma colaboração de pesquisa entre a Unicamp e a empresa Biomab, pode ser uma forma inicial para que as mulheres identifiquem a presença do vírus HPV de maneira rápida e barata.
A tecnologia, protegida com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, busca facilitar e ampliar o acesso aos testes para detecção do vírus, atualmente identificados pelo exame de Papanicolau que exige a atuação de um profissional de saúde e a análise em laboratório, o que torna o processo demorado e, fora do sistema público, oneroso devido à necessidade de consulta médica e pagamento pela análise laboratorial.
O teste rápido, desenvolvido a partir da nova tecnologia, detecta duas proteínas-chave do vírus HPV: L1 e E6. A presença mais acentuada da proteína E6, em relação à L1, pode indicar uma maior probabilidade de a paciente ter uma lesão causada pelo HPV, sugerindo a necessidade de um exame mais aprofundado, como o Papanicolau.
Leia a reportagem publicada no Jornal Folha de S.Paulo (para assinantes).
Saiba mais sobre a tecnologia da Unicamp.