Carta Campinas | Pesquisadores da Unicamp desenvolvem extrato natural que reduz gordura do fígado

A imagem mostra cinco pessoas em um ambiente de armazém. As pessoas estão vestindo camisas pretas e vermelhas com um logotipo nelas, exceto por uma pessoa que está vestindo um jaleco branco. Elas estão em pé na frente de pilhas de caixas e outros materiais de armazém. As pessoas estão sorrindo. São quatro homens e uma mulher. A mulher está entre eles e veste um jaleco branco. Fim da descrição.

Publicado originalmente pelo portal Carta Campinas.

 

A matéria produzida pela Inova Unicamp sobre o Colliv, um insumo a base de urucum desenvolvido na Unicamp que atua no controle de gordura no fígado – licenciado para a empresa-filha da Unicamp Rubian Extratos – foi tema de matéria do portal Carta Campinas.

O Colliv é um pó feito a partir da extração e purificação de um complexo de substâncias presentes na semente do urucum capaz de atuar na redução da gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática não alcoólica. O produto é recomendado para pessoas que enfrentam a obesidade ou estão em situação de sobrepeso, uma vez que essa condição representa um fator de risco para o desenvolvimento de doenças hepáticas, como o acúmulo de gordura no fígado.

A tecnologia que deu origem ao Colliv foi desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, liderada pelo professor Mário  Maróstica Júnior e com a participação das pesquisadoras Juliana Kelly e Milena Vuolo. A pesquisa teve recurso aprovado pelo Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi patenteada com estratégia da Agência de Inovação Inova Unicamp.

 

Leia a matéria completa aqui.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.